Nova Honda CBR 1000RR-R Fireblade 2022: tudo sobre a duas rodas

Honda CBR 1000RR-R
A Honda CBR 1000RR-R Fireblade 2022 é a baseada nas motos usadas na MotoGP (Foto: Divulgação/Honda)

A MotoGP é uma das categorias mais desafiantes das competições envolvendo motos. As tecnologias usadas nas pistas podem ser levadas para as ruas. E foi justamente isso que aconteceu com a nova moto Honda CBR 1000RR-R Fireblade 2022. Uma das motos mais rápidas da montadora japonesa chega ao Brasil e traz como principal atributo sua força.

Honda CBR 1000RR-R
Honda CBR 1000RR-R Fireblade 2022 (Foto: Divulgação/Honda)

Nova Moto Honda CBR 1000RR-R Fireblade 2022

A nova motocicleta esportiva estará disponível para pré-venda a partir do dia 13 de setembro de 2021. Ela estará disponível em todas as concessionárias da rede Honda Dream. Seu preço sugerido é de R$ 159 mil. Fabricada e importada do Japão, a motocicleta de alto desempenho disponíveis modelos na cor Vermelho e Preto Perolizado

Honda CBR 1000RR-R Fireblade 2022 (Foto: Divulgação/Honda)

E quem adquirir o modelo neste período ganhará um curso de pilotagem de RedRider. O instrutor será o piloto Leandro Melo. A Honda diz que que elas começarão a ser entregues em outubro.

Os modelos Fireblade são bem tradicionais no mundo das motos. A linha superesportiva da Honda surgiu no ano de 1992. Desde então, segue o conceito “Total Control”. De acordo com a montadora, este tipo de modelo que ” privilegia maneabilidade e oferece performance ideal a pilotos de diferentes níveis de experiência”.

E com a CBR 1000RR-R Fireblade 2022 não será diferente. Não é a toa que ela tem como base motos usadas nas provas da Moto GP. Estamos falando do modelo RC 213V-S. Um dos pilotos que pilotam este modelo é o multi-campeão Marc Márquez.

Honda CBR 1000RR-R Fireblade 2022 (Foto: Divulgação/Honda)

Pensando no design, as novas carenagens já mostram seu lado esportivo. Mas trazem outro significado: a estabilidade em frenagem da moto foi melhorada. Assim como a elevação da roda dianteira em aceleração foi restringida. Outros itens adicionados com o objetivo de melhorar a experiência e a aerodinâmica foram as três aletas dispostas nas laterais das carenagens – em linha vertical.

Tecnologias

Honda CBR 1000RR-R
Honda CBR 1000RR-R Fireblade 2022 (Foto: Divulgação/Honda)

Algumas tecnologias interessantes foram adicionadas. Agora, a moto conta com o sistema Smart Key. Isso significa que o piloto não precisa estar com a chave para dar ignição na moto.

Já o painel recebeu uma tela TFT de cinco polegadas. Quatro botões estão disponíveis para a mudar os parâmetros dos modos de condução (superior e inferior). Sem as informações do painel também poder ser alternados por eles (esquerdo e direito).

Honda CBR 1000RR-R Fireblade 2022: Conjunto mecânico

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Honda CBR 1000RR-R Fireblade 2022 (Foto: Divulgação/Honda)

Como de praxe, esta linha esportiva vem com um motor forte. Esta Honda CBR 1000RR-R Fireblade 2022 está equipada com o propulsor quatro cilindros de 1.000 cm³. Sua potência máxima é de 126,2 cv a 14.500 rpm e torque máximo de 11,5 kgfm a 12.500 rpm. Já sua transmissão possui seis velocidades.

Este é um dos motores mais rápidos da marca. E mais uma vez a RC 213V-S aparece. Isso porque foram usadas algumas características do motor do modelo esportivo. O motor possuí um diâmetro de 81 mm e curso de 48,5 mm. Ainda fazem parte do conjunto de atualizações do motor:

  • Comando de válvulas (acionados por um sistema misto)
  • Biela de titânio
  • Pistões de alumínio
  • Injetores multiponto (que administra o quanto a temperatura aumenta)
  • Duto ram-air
  • Escapes da Akrapovic
  • Redução de atrito
  • Partida através do eixo primário da embreagem

Ciclística

Honda CBR 1000RR-R Fireblade 2022

Por fim, a moto traz algumas características interessantes na parte ciclística. O chassi, por exemplo, ainda é de alumínio tipo Diamond. Aqui também poderão ser encontradas muitas novidades. Uma delas é o amortecedor de direção HESD.

Honda CBR 1000RR-R
Honda CBR 1000RR-R Fireblade 2022 (Foto: Divulgação/Honda)

Os pneus também são um pouco diferentes. Apesar de ter mantido o 120/70 ZR17 na frente, os traseiro agora é o 200/55 ZR17. Ainda se destacam a plataforma inercial IMU (seis eixos da Bosch), os freios Brembo Stylema e o ABS de dois níveis (Sport/Track).

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde abril de 2021. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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