A nova geração do Toyota Yaris surgiu em imagens de registro no Brasil. Já apresentado na Ásia, o compacto completamente renovado poderá ser nacionalizado pela marca no médio prazo e até virar híbrido flex por aqui. Veja a seguir tudo o que já sabemos sobre a novidade.
Novo Toyota Yaris surge em registros e deve virar nacional
Os desenhos industriais da nova geração do Toyota Yaris foram registrados pela marca no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Os desenhos catalogados incluem a carroceria completa do novo Yaris Sedã, que já foi relevado na Ásia e, por lá, é conhecido como Yaris Ativ.
Apesar de o registro de desenhos industriais ser praxe entre as fabricantes – a fim de resguardar a propriedade intelectual –, o processo feito pela Toyota pode apontar o rumo que a marca deseja seguir no mercado nacional.
VEJA TAMBÉM
As imagens da nova geração do Toyota Yaris Sedã no INPI surgem poucos dias após o Governo do Estado de São Paulo anunciar que a marca terá um novo carro híbrido flex produzido no Brasil.
A informação foi revelada após um encontro entre o governador do Estado, Tarcísio de Freitas, e o CEO do Instituto de Pesquisa Toyota (Toyota Research Institute), Gill Pratt, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.
Na reunião, o executivo da Toyota anunciou que a marca fará investimentos em novos modelos de carros, “com foco nos híbridos que a companhia pretende lançar no Brasil”. Como nos atuais Corolla e Corolla Cross Hybrid, o novo híbrido nacional terá motor flex eletrificado, de acordo com o Governo de SP.
Como é o novo Toyota Yaris Ativ tailandês
A nova geração do Toyota Yaris asiático é produzida na plataforma DNGA, uma versão simplificada e mais acessível da base TNGA da Toyota. Apesar de o modelo ainda não contar com versões híbridas na Ásia, a base possui preparação para eletrificação e poderia receber uma variante flex no Brasil.
Nas dimensões externas, a nova geração do Toyota Yaris Sedã ganhou 5 mm no comprimento (4.430 mm ao todo), 10 mm extras na largura (1.740 mm) e 5 mm a mais na altura (1.480 mm). O maior ganho, entretanto, é na distância entre eixos, que passou de 2.550 mm para 2.620 mm (70 mm extras).
Do lado de dentro, o modelo traz nova central multimídia com tela ‘flutuante’ de 9″ (com espelhamento de Android Auto e Apple CarPlay) e quadro de instrumentos com tela TFT de 7″.
Em relação ao pacote de recursos de assistência à condução, o novo Toyota Yaris Ativ asiático vai além do pacote oferecido atualmente no Brasil e traz controle de cruzeiro adaptativo, alerta de tráfego cruzado traseiro, sensor de pontos cegos e farol alto automático.
Na Tailândia, a nova geração do Toyota Yaris Ativ está disponível com motor 1.2 aspirado a gasolina, de 94 cv a 6.000 rpm e 11,2 kgfm de torque a 4.400 rpm. Com câmbio automático do tipo CVT, o três-volumes promete consumo de até 23,3 km/l.