Nova geração do etanol aditivado Grid promete reduzir corrosão em motores

O etanol aditivado Grid passou por mudanças e ganhou uma nova tecnologia de aditivação; veja as vantagens de utilizar este combustível

O etanol aditivado Grid, da Petrobras, passou por mudanças e ganhou uma nova tecnologia de aditivação. A Vibra, distribuidora de combustíveis e companhia multienergia, lança a nova geração do biocombustível no fim deste mês, nos postos Petrobras. Ele chega para se juntar à nova geração das gasolinas Petrobras Grid e Petrobras Podium, lançadas em fevereiro.

Saiba como o etanol aditivado Grid reduz a corrosão em motores

Etanol aditivado Grid (Foto: Divulgação/Vibra)

A nova geração do etanol aditivado Grid traz a tecnologia batizada de Tecno 3, que possui uma seleção reformulada de aditivos, que agregam propriedades não existentes no etanol comum. 

Desenvolvida em parceria com a gigante química alemã Basf, a fórmula proporciona limpeza, proteção e economia, por contribuir para um menor gasto com a manutenção do motor. A Tecno 3 inclui ainda os mais avançados modificadores de fricção, detergentes e anticorrosivos.

“O blend de aditivos foi criado exclusivamente para a realidade do produto vendido no Brasil. Desenvolvido ao longo de 2021 e testado em laboratórios da Alemanha, foram necessárias muitas horas de trabalho para chegar à fórmula ideal que atendesse não apenas os motores, mas principalmente as especificações técnicas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)”, afirma o engenheiro e analista sênior de Marcas e Produtos da Vibra, Eduardo Alcazar.

A nova fórmula reduz a formação de depósitos de resíduos e remove os já existentes, o que foi comprovado por meio de testes de detergência realizados em motores, segundo a Petrobras. É normal e esperado que qualquer combustível comum gere depósitos em partes do motor, principalmente as válvulas e a tecnologia de aditivação minimiza esse problema. 

“Em nossos testes demonstramos que a nova geração do etanol Grid remove até 52% desses depósitos. Esses testes confirmaram o que outros estudos publicados já haviam indicado: o etanol comum, assim como outros combustíveis, também forma depósitos em válvulas de admissão e em injetores. Isso se deve ao fato de que, independentemente do combustível, existe uma névoa de lubrificante circulando até a câmara de combustão que contribui para esses depósitos”, ressalta Alcazar.

Dessa forma, o etanol aditivado Grid traz alto nível de proteção contra a corrosão. O novo produto promoveu proteção de 100% contra ferrugem, enquanto nos testes realizados o etanol comum foi responsável por 25 a 50% de ferrugem no corpo de prova. 

Etanol aditivado reduz a corrosão do motor do carro (Foto: Shutterstock)

Nos testes de desgaste, a nova tecnologia diminuiu em até 36% o desgaste entre peças metálicas quando comparado com o etanol comum. A redução de atrito também é considerável quando comparado com o etanol comum: 40% menos fricção, demonstrando uma expressiva melhora na lubricidade do etanol. 

Todos estes fatores geram uma maior economia na manutenção do automóvel e uma maior eficiência em seu desempenho, além de maior rendimento.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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