Nova geração do BMW M2 reforça esportividade com 460 cv de potência

O BMW Group confirmou nesta quinta-feira (13) a chegada da nova geração do BMW M2 em abril de 2023. Produzido na fábrica de San Luis Potosí, no México, o esportivo foi completamente aprimorado, com o objetivo de proporcionar ao motorista diversão ao volante.

Motor de seis cilindros com tecnologia BMW M TwinPower Turbo de 460 cv de potência e 56 kgf.m de torque. Transmissão automática de oito marchas. Tração traseira. Toda a expertise da divisão de carros esportivos do Grupo BMW no seu desenvolvimento dinâmico. A nova geração do BMW M2 teve sua esportividade reforçada. 

Saiba tudo sobre o novo BMW M2

Novo BMW M2 (Foto: Divulgação/BMW Group)

Dimensões compactas, juntamente com a tecnologia da motorização e do chassi adaptado se seus irmãos maiores M3 e M4, estão no centro de um conceito de veículo que confere à nova versão do BMW M2 uma agilidade sedutora e um manuseio que permanecem facilmente controláveis ​​mesmo quando o motorista explora o limites do carro.

O novo BMW M2 dá continuidade à tradição da marca de modelos ultraesportivos com dimensões compactas que começou em 1973, com a chegada do BMW 2002 turbo. Também aproveita o sucesso de seu antecessor, que alcançou quase 60.000 vendas em todo o mundo.

A aparência atlética do novo BMW M2 decorre de suas dimensões compactas. Ele mede 214 milímetros a menos no comprimento exterior do que os modelos BMW M4 Coupé e tem uma distância entre eixos 110 milímetros mais curta. Ao mesmo tempo, a largura do veículo excede o número do novo BMW Série 2 Coupé por uma margem considerável.

Na dianteira, o tradicional rim BMW sem moldura combina com uma entrada de ar inferior de três seções com contornos quase retangulares. O design foi elaborado em torno dos requisitos técnicos em termos de fornecimento de ar de refrigeração e equilíbrio aerodinâmico. 

Novo BMW M2: teto M Carbon é opcional (Foto: Divulgação/BMW Group)

Superfícies claramente projetadas, saias laterais proeminentes e arcos de roda musculosos dão o tom para a visão lateral. A traseira do novo BMW M2 também transmite uma sensação compacta e poderosa. Destacam-se o formato peculiar  do do spoiler na tampa do porta-malas, os refletores dispostos verticalmente e os dois pares de saídas de escape posicionadas bem longe das bordas externas.

A escolha de cinco acabamentos de pintura exterior disponíveis para o novo BMW M2 inclui os tons metálicos sólidos Zandvoort Blue e Toronto Red, exclusivos do modelo. Um teto M Carbon que reduz o peso do veículo em cerca de seis quilos é oferecido como opção.

Entrega de potência instantânea e apetite por rotações

Motor do Novo BMW M2 entrega 460 cv a 6.250 rpm (Foto: Divulgação/BMW Group)

A versão do motor de seis cilindros em linha desenvolvida para o modelo compacto de alto desempenho com tecnologia M TwinPower Turbo e design de alta rotação se destaca com suas características de desempenho típicas do novo BMW M2. 

O propulsor 3.0 entrega resposta instantânea e potência linear nas faixas mais altas da faixa de rotação.

Desenvolvendo 460 cv, o motor do novo BMW M2 supera em 90 cv a potência de seu antecessor. O torque máximo de 56 kgf.m é produzido entre 2.650 e 5.870 rpm, e potência máxima chega nas 6.250 rpm. 

O novo motor gira a um máximo de 7.200 rpm. O acúmulo pulsante de potência é acompanhado por ronco rico gerado pelo sistema de escapamento específico M com abas controladas eletricamente. O sistema de abastecimento de óleo é projetado para lidar com situações de condução extremamente dinâmicas em pista, assim como o sistema de refrigeração.

O propulsor funciona em conjunto com a transmissão M Steptronic de oito velocidades com Drivelogic de série.

Tração traseira, trocas de marchas extremamente esportivas, conexão direta com o motor e capacidade de executar várias reduções para a marcha mais baixa disponível formam a base para uma aceleração instantânea. 

Uma caixa manual de seis velocidades está disponível como opção para quem busca uma experiência de performance nos moldes clássicos, enraizada na intensa interação entre motorista e carro. 

O estilo de condução esportivo de deve não apenas à ação de mudança de marcha definida com precisão, mas também ao Gear Shift Assistant, que usa o controle de velocidade de engate para garantir uma operação sem deslizamento ao reduzir a marcha em frenagem nas curvas. Se necessário, o Gear Shift Assistant pode ser desativado no menu M Setup.

Novo BMW M2: painel de configurações (Foto: Divulgação/BMW Group)

O novo BMW M2 vai de 0 100 km/h em 4,1 segundos com a transmissão M Steptronic de oito velocidades e em 4,3 segundos quando equipado com a caixa manual de seis velocidades. É capaz de acelerar de 0 a 200 km/h em 13,5 segundos (automático) ou 14,3 segundos (manual).

A velocidade máxima limitada do novo BMW M2 pode ser aumentada de 250 km/h para 285 km/h, configurando o opcional M Driver’s Package.

Tração traseira e controle de tração M

Novo BMW M2: assistente de tração (Foto: Divulgação/BMW Group)

Independentemente da escolha da transmissão, a forma tradicional de desempenho dinâmico do novo BMW M2 também é incorporada por sua tração traseira. O acúmulo linear de forças de aceleração lateral característicos dos modelos M ajuda o motorista a guiar o carro nas curvas com derrapagens controladas, por exemplo. 

A função padrão M Traction Control também foi projetada para permitir que o motorista analise cuidadosamente os limites de desempenho do veículo, definindo limites de intervenção individuais para limitação de deslizamento das rodas, com uma escolha de dez estágios.

Equipamentos esportivos e tecnológicos

Interior do Novo BMW M2 (Foto: Divulgação/BMW Group)

O novo BMW M2 possui um cockpit com design centrado no motorista, com leituras, controles e opções de configuração específicos, bem como o avançado BMW Curved Display. 

Informações relacionadas à direção aparecem em um novo layout gráfico na tela de informações de 12,3 polegadas. Widgets para configuração do veículo e condição dos pneus são apenas dois dos itens que podem ser acessados ​​na tela de controle de 14,9 polegadas. O BMW Head-Up Display opcional também possui leituras específicas para modelos BMW M.

Tanto o BMW Curved Display como o BMW Intelligent Personal Assistant fazem parte da última geração do BMW iDrive. O novo sistema permite a personalização com o BMW ID e o aplicativo My BMW, além de permitir que um cartão SIM pessoal seja usado no veículo. 

A integração de smartphone para Apple CarPlay e Android Auto também está incluída como padrão no novo BMW M2, e também há um sistema de antena 5G para conectividade otimizada.

O condutor e o passageiro dianteiro são acomodados em bancos esportivos com um design específico do modelo. Os bancos tipo concha M Carbon, que podem ser encontrados na lista de opcionais, usam plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) nos elementos estruturais do assento e do encosto e também apresentam recortes nos apoios laterais e abaixo dos apoios de cabeça, reduzindo em 10,8 kg o peso do veículo.

Itens de conforto

Bancos esportivos do Novo BMW M2 (Foto: Divulgação/BMW Group)

Os recursos de conforto de série no novo BMW M2 incluem controle climático automático de três zonas, BMW Live Cockpit Plus completo com sistema de navegação BMW Maps, iluminação ambiente e sistema de som hi-fi. 

As funções de aviso de colisão frontal, display de limite de velocidade com indicador de não ultrapassagem, aviso de saída de pista e controle de distância de estacionamento são padrão. O assistente de direção, o controle de velocidade adaptativo (ACC) com função Stop & Go e o assistente de estacionamento são apenas alguns dos itens disponíveis.

Um botão de configuração no console central fornece acesso direto às opções de configuração do motor, chassi, direção, sistema de freios e controle de tração M, bem como o assistente de troca de marchas, se instalado. Duas configurações gerais do veículo podem ser armazenadas e recuperadas usando os botões M no volante.

Também na lista de opcionais está o M Race Track Package, que inclui o M Driver’s Package juntamente com o teto M Carbon, bancos M Carbon, frisos internos em acabamento Carbon Fiber e pneus de pista.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Veja mais ›
Fechar