Nova geração de software traz mais recursos à família VW ID.

Com a geração de software 3.0, a Volkswagen acrescenta novos recursos à família VW ID, melhorando a experiência de motorista e passageiros

Com a geração de software 3.0, a Volkswagen está acrescentando uma grande quantidade de novas funções aos modelos totalmente elétricos da família ID. (como o VW ID. Buzz). Esses recursos melhoram a experiência de motorista e passageiros durante as viagens e otimiza a capacidade de carga. 

Nova geração de software traz mais recursos à família VW ID.

(Imagem: Divulgação/VW)

Novos softwares trazem ainda mais recursos tecnológicos à família VW ID. Conheça-os

Com o uso de dados de “enxame” – dados fornecidos por várias fontes simultaneamente, no caso, veículos Volkswagen circulando nas proximidades – e a mais recente geração de sistemas de assistência ao motorista, a marca está dando também o próximo passo rumo à condução automatizada.

A montadora alemã avança, assim, na estratégia de se transformar numa provedora de mobilidade baseada em software, tornando-se especialista em integração de softwares de atualizações over-the-air (OTA). 

(Imagem: Divulgação/VW)

Conheça alguns dos recursos disponíveis nos novos veículos

A família ID. é pioneira nesse caminho. Compradores da nova Kombi Elétrica, por exemplo, serão beneficiados com o novo software imediatamente. Para os proprietários de carros já entregues, a Volkswagen planeja oferecer muitas das otimizações do ID. Software 3.0 gratuitamente, por meio de uma atualização OTA ainda no primeiro semestre de 2022.

Sistema Travel Assist, de assistência ao motorista

Nova geração de software traz mais recursos à família VW ID.

(Imagem: Divulgação/VW)

O sistema Travel Assist com Dados de Enxame mantém o veículo automaticamente no centro da faixa. Ele se adapta ao estilo de direção do motorista e pode conduzir mais à esquerda ou mais à direita da faixa, em vez de exatamente no meio. 

Ele também pode manter a distância até o veículo à frente e manter o limite de velocidade programado. O sistema possui controle preditivo de velocidade de cruzeiro e assistência nas curvas. A velocidade do veículo pode ser adaptada aos limites de velocidade locais, às condições da via e até aos desenhos do trajeto – esquinas, rotatórias etc.

Com dois radares na traseira e utilizando ultrassom, o sistema Travel Assist com Dados de Enxame pode manter atenção no tráfego próximo ao carro em velocidades até 90 km/h ou mais na estrada, além de apoiar ativamente nas trocas de faixas, caso desejado. 

Quando ele é ativado, a troca de faixa pode ser iniciada e realizada por indicação. O pré-requisito para isso é que os sensores não tenham detectado objetos na área ao redor e que o volante capacitivo possa sentir as mãos do motorista. O veículo irá então dirigir sozinho para a faixa desejada. O motorista pode intervir a qualquer momento e assumir o controle da manobra.

(Imagem: Divulgação/VW)

Se dados coletados de outros carros da Volkswagen estiverem disponíveis, o Travel Assist também pode dar apoio em vias onde exista apenas uma demarcação de faixa. O veículo simplesmente se alinha com uma borda da faixa para se manter nela como, por exemplo, em estradas vicinais sem marcação de faixa central. Os dados de enxame aumentam ainda mais a disponibilidade do Travel Assist e aumentam o conforto e apoio ao cliente.

Assistente de estacionamento

(Imagem: Divulgação/VW)

O assistente inteligente Park Assist Plus pode procurar uma vaga de estacionamento após ter sido ativado no menu de estacionamento (até a velocidade de 40 km/h para vagas paralelas e até 20km/h para espaços perpendiculares) e fazer as manobras de estacionamento apropriadas. 

Se desejado, o assistente pode estacionar de forma autônoma com a ajuda de sensores de ambiente e assumir o controle total do carro, incluindo a direção, aceleração, frenagem e trocas de marchas. Para isso, o motorista deve parar junto à vaga escolhida, frear e ativar o processo de estacionamento pelo botão de início do menu de estacionamento.

O Park Assist Plus também pode auxiliar em manobras de estacionamento que já foram iniciadas, completando o processo. Ele também pode fazer o carro sair de vagas paralelas.

Existe um opcional com Função de Memória, com o qual o veículo pode ser “ensinado” a fazer cinco diferentes manobras de estacionamento. A função de memória lembra manobras de estacionamento em velocidades abaixo de 40 km/h com uma distância de deslocamento de até 50 metros. 

Para estacionar numa vaga coberta ou numa garagem, o motorista tem apenas que estacionar uma vez e salvar a manobra de estacionamento. O veículo então “aprende” e irá repetir a manobra de estacionamento de forma autônoma quando condutor selecionar esta função. O motorista tem apenas que monitorar o procedimento.

Projeções com realidade aumentada

Nova geração de software traz mais recursos à família VW ID.

(Imagem: Divulgação/VW)

O ID. Software 3.0 também traz muitas inovações para os displays e sistema de infoentretenimento. O display com realidade aumentada opcional, que projeta informações importantes diretamente no campo de visão no parabrisa do veículo, foi expandido para incluir agora displays adicionais na zona de longa distância.

Além de mostrar o Travel Assist, ele também exibe novos símbolos, como rotatórias e informações sobre a distância até o destino. As setas direcionais agora aparecem muito mais integradas ao ambiente circundante.

Navegação por comandos de voz

(Imagem: Divulgação/VW)

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O comando de voz utiliza uma tecnologia pioneira que, segundo a Volkswagen, eleva seu desempenho a um nível superior. Ele reconhece comandos vocais muito mais rápido e com mais precisão, aumentando tanto a facilidade de uso como o conforto de condução. 

Sua utilização da linguagem normal torna o carro um parceiro de conversa inteligente. O cliente pode acionar o comando de voz ao tocar no volante ou dizendo “Alô, ID.”. O sistema responde em poucos segundos.

Além disso, a qualidade de reconhecimento aperfeiçoada do comando de voz atinge agora cerca de 95%. Com seus microfones digitais, o sistema também reconhece se é o motorista ou o passageiro da frente quem está falando e segue as instruções conforme o necessário – como, por exemplo, em relação ao ar-condicionado com duas zonas.

O comando de voz entende frases genéricas e perguntas e expressões coloquiais do tipo “onde fica o restaurante japonês mais próximo?” ou “estou com calor”. Também  formula perguntas quando necessário e permite que você o interrompa. 

O sistema responde de duas formas – online, a partir da nuvem, e offline, usando informações armazenadas no carro. O processo online garante um alto índice de reconhecimento e qualidade dos resultados, mesmo na procura de destinos especiais. O controle de voz é disponibilizado em todos os modelos ID. no mercado alemão.

Kombi elétrica ID. Buzz será lançada dia 9 de março

(Foto: Divulgação)

Carregamento eficiente

O ID. Software 3.0 também traz grandes benefícios no que diz respeito à carga. Modelos com bateria de 77 kWh podem agora carregar um máximo de 135 kW, em vez dos 125 kW anteriores, numa estação de carga de corrente contínua com potência suficiente. 

Melhoramentos no gerenciamento térmico da bateria tornam a condução ainda mais eficiente e podem aumentar a autonomia, especialmente com tempo frio. Os clientes que quiserem conservar mais suas baterias podem ativar o novo modo Battery Care. Ele limita o nível de carga a 80%.

Volkswagen T7

(Foto: Divulgação/Volkswagen)

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Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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