Nova fraude em postos de combustível pode estar afetando o motor do seu carro

Nova fraude em postos de combustível pode estar afetando o motor do seu carro. Saiba como funciona e como se resguardar.

Uma nova fraude em postos de combustível pode prejudicar quem busca por combustíveis mais baratos ou quem não tem muito conhecimento sobre o tema. Agora, os postos estão vendendo gasolina comum como se fosse aditivada, lesando o bolso dos motoristas. 

Como funciona a nova fraude em postos de combustível?

Um caso recente em Vila Velha, Espírito Santo, chamou a atenção para a gravidade do problema. Um posto foi autuado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) por vender gasolina comum como se fosse aditivada. 

Essa prática, além de ser configurada como fraude, pode causar danos ao motor do veículo. De acordo com as autoridades, a bomba em questão foi lacrada e o estabelecimento multado. 

A adulteração, venda de produtos de menor quantidade do que a indicada na bomba e outras práticas ilícitas se tornaram comuns, prejudicando a segurança e a “saúde” dos veículos. 

Nova fraude em posto de combustível descoberta em Vila Velha – ES – Foto: Freepik

Veja algumas dessas práticas:

Venda de combustíveis com menor quantidade do que a indicada na bomba

Essa prática é conhecida como “bico curto” e nem sempre é possível identificar facilmente. Em caso de desconfiança, o motorista deve solicitar imediatamente o teste de aferição com um galão de 20 litros e comparar com o marcador da bomba. 

Adulteração 

Ocorre quando o posto adiciona água, etanol ou solvente junto à gasolina. Essa prática é mais comum do que se imagina e pode causar danos graves ao motor do veículo. 

Venda de combustíveis fora da especificação

Trata-se de combustíveis vendidos com características diferentes das exigidas pela legislação, como o caso da venda da gasolina comum como aditivada. Também pode prejudicar o desempenho do veículo e aumentar o consumo. 

Combustível ruim pode levar a guincho – Foto: Freepik

Fique atento

  • Escolha postos de confiança, com marcas conhecidas e que tenham boa reputação no mercado. 
  • Verifique a bomba antes, durante e depois do abastecimento, verificando se está zerada e se o valor por litro está de acordo com o anunciado. 
  • Exija sempre a nota fiscal. Este documento comprova a compra e pode ser utilizado como prova em caso de problemas envolvendo o combustível. 
  • Em caso de qualquer irregularidade é seu direito denunciar à ANP ou órgãos de proteção ao consumidor (saiba como denunciar aqui).

A ANP tem intensificado suas fiscalizações em todo país, mas a demanda por combustíveis e a complexidade das fraudes atuais exigem uma atenção maior por parte dos consumidores. Portanto, fique sempre atento. 

Leia também:

Golpe dos combustíveis – principais fraudes e o que elas causam

E aí, já passou por uma situação parecida? Conte para gente nos comentários. 

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile