Nova geração da Ford Ranger tem atributos para tirar a Hilux do topo?

O lançamento da nova Ford Ranger reflete a alta das picapes no país e levanta uma questão: dá para incomodar a Hilux? Confira.

Como era de se esperar, as novidades no segmento de picapes seria um dos pontos altos de 2023, o que acontece neste exato momento do calendário. Nesse sentido, o lançamento da nova Ford Ranger levanta uma questão: dá para incomodar a Hilux?

Nova Ford Ranger pode superar a Hilux? Confira (Foto: Divulgação)

Nova Ford Ranger

A Ranger 2024 é a nova picape da Ford para o mercado brasileiro, na busca por ambições maiores da montadora neste segmento.

O modelo, produzido na Argentina, chega ao Brasil com as versões XL, XLS (2.0 4×2 AT e 2.0 4×4 AT), XLT, Limited, além do pacote opcional Limited 3.0 V6.

Dessas configurações, apenas as variantes de topo tiveram preços revelados. A XLT custará R$ 289.990, enquanto as versão Limited será oferecida por R$ 319.990.

O pacote opcional desta última adiciona R$ 20 mil ao valor da picape por mais itens de série.

Ranger pode incomodar?

A atual geração da Ford Ranger não se mostrou páreo para a Hilux até o momento, que é a terceira picape mais vendida do país no acumulado do ano.

O modelo da Toyota conta com 17.793 unidades emplacadas entre janeiro e maio de 2023,  enquanto a Ranger até então disponível possui 6.901 unidades vendidas.

Sendo assim, para rumar às primeiras posições, a Ford apostou todas as fichas na nova Ranger. Será o suficiente? Confira a comparação entre as versões Limited e Conquest, que custam R$ 319.990 e R$ 338.190, respectivamente.

Nova Ford Ranger pode superar a Hilux? Confira (Foto: Divulgação)

Motorização

A Hilux na linha 2024 possui motor turbodiesel 2.8L 16V, que nas versões com transmissão automática, entrega 204 cv de força e 50,9 kgfm de torque a 2.800 rpm, além de transmissão automática de seis velocidades sequenciais.

Por sua vez, a Ford Ranger nas versões XLT e Limited contam com motorização 3.0 V6 diesel de 250 cv e 60 kgfm, com câmbio automático de dez marchas.

Consumo

De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, a Hilux nas versões AT apresenta consumo de 10,1 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada.

Já a Ford Ranger na versão Limited, possui consumo bem inferior na cidade, mas superior no perímetro rodoviário: 7,5 km/l e 11,8 km/l, respectivamente.

Nova Ford Ranger pode superar a Hilux? Confira (Foto: Divulgação)

Itens de série

A Ford Ranger 2024 na versão Limited possui itens de série como: rodas de liga leve de 18”, santantônio esportivo na cor da carroceria, bagageiro de teto, lanternas traseiras de LED, moldura do para-lama na cor da carroceria, ar-condicionado automático de duas zonas, chave com sensor de presença, seis modos de condução e monitoramento de pressão dos pneus.

Com o aprimoramento do pacote opcional por mais R$ 20 mil, a picape ainda ganha: rodas de 20”, painel de instrumentos e central multimídia de 12” com Android Auto e Apple CarPlay, câmera 360°, monitoramento de ponto cego, assistente de permanência em faixa, assistente de manobras evasivas e assistente de cruzamentos.

Por sua vez, a Hilux na versão Conquest, passou a dispor da atualização mais recente da Toyota em equipamentos como: sistema de pré-colisão frontal, alerta de mudança de faixa e controle de cruzeiro adaptativo.

Os recursos que fazem parte do pacote Toyota Safety Sense, se somam aos itens já componentes da linha como:

Ar-condicionado duas zonas integradas, câmera 360º, som JBL, tela TFT de 4,2″, sistema multimídia com tela de 8″, conexão Bluetooth e suporte Android Auto e Apple CarPlay, protetor de caçamba, retrovisores externos nas opções pretas ou cromadas, saída de ar central para os bancos traseiros e santantônio.

Nova Ford Ranger pode superar a Hilux? Confira (Foto: Divulgação)

Dimensões

Em termos de proporções, a nova Ford Ranger conta com 5,37 m de comprimento, 2,20 m de largura, 1,88 m de altura e 3,27 m de distância entre-eixos.

A Hilux 2024 possui 5,32 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,81 m de altura e 3,08 de distância entre-eixos.

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

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