Nova Ford Ranger Raptor 2023 alcança 400 cv; o que já sabemos sobre a picape
A Nova Ford Ranger Raptor foi apresentada no mercado europeu, onde será lançada ainda esse ano. O modelo conta com novo conjunto motriz, veja
A próxima geração e o próximo nível da Ford Ranger Raptor acaba de ser apresentado no mercado europeu. A picape foi desenvolvida para ser capaz de superar diversos desafios, como o deserto, montanhas e outras regiões de difícil acesso. Confira os detalhes sobre a Nova Ford Ranger Raptor 2023.
Nova Ford Ranger Raptor eleva o padrão do off-road
A Nova Ford Ranger Raptor foi apresentada no mercado europeu, onde estará disponível para os clientes da região a partir do último trimestre de 2022.
A picape Ford Ranger Raptor de segunda geração eleva o nível de desempenho off-road como uma pick-up construída para verdadeiros entusiastas. Desenvolvido pela Ford Performance, a Ranger Raptor combina potência bruta com precisão mecânica e técnica.
“Nós realmente nos concentramos em fornecer um caminhão de desempenho genuíno com o Ranger Raptor de última geração”, disse Dave Burn, engenheiro-chefe de programa da Ford Performance para o Ranger Raptor. “É significativamente mais rápido, parece incrível, está repleto de novos recursos e é o Ranger mais resistente que já fizemos.”
A maior novidade para o mercado europeu, fica por conta da introdução de um novo motor a gasolina EcoBoost V6 de 3,0 litros twin-turbo capaz de produzir 288 cv de potência máxima e 491 Nm de torque. O modelo também será oferecido em configurações de 397 cv de acordo com o mercado que será comercializada, como é o caso da Austrália e da África do Sul. O conjunto motriz irá atuar em conjunto com uma caixa de câmbio automática de 10 velocidades.
O motor EcoBoost V6 de 3,0 litros twin-turbo possui um bloco de cilindros de ferro grafite compactado, que é cerca de 75% mais forte e até 75% mais rígido do que o ferro usado nas peças tradicionais. Além disso, os motoristas podem escolher o som do motor através do botão no volante ou selecionando um modo de direção que usa uma das seguintes configurações:
- Silencioso – prioriza o silêncio sobre o desempenho e o som para manter a paz com os vizinhos no início da manhã
- Normal – destinado ao uso diário, este perfil oferece uma nota de escape com presença sem ser muito barulhento para uso na rua. Este perfil é aplicado por padrão aos modos de condução Normal, Escorregadio, Lama/Ruts e Rock Crawl
- Sport – oferece uma nota mais alta e dinâmica
- Baja – o perfil de escape mais marcante em volume e nota, no modo Baja o escape se comporta mais como um sistema direto. Destinado apenas para uso off-road.
Importante destacar que, o atual motor diesel bi-turbo EcoBlue de 2,0 litros continuará disponível na Ranger Raptor de última geração a partir de 2023, com mais detalhes disponíveis mais perto do lançamento.
Modelo conta com tração integral e sete modos de condução
Pela primeira vez, o Ranger Raptor recebe um sistema avançado de tração nas quatro rodas em tempo integral. Além disso, a picape conta com sete modos de condução. Onde cada um deles ajusta uma série de elementos, desde motor e transmissão até sensibilidade e calibração do ABS, controles de tração e estabilidade, atuação da válvula de escape, direção e resposta do acelerador, para se adequar às condições de terreno:
- Normal – projetado para conforto e eficiência de combustível
- Sport – mais responsivo para uma condução em estrada animada
- Escorregadio – para uma condução mais confiante em superfícies escorregadias ou irregulares
- Rock crawl – para controle ideal em condução em velocidade muito baixa em terrenos rochosos e irregulares extremos
- Areia – otimiza as trocas de marcha e a entrega de potência para progredir em areia e neve profunda
- Lama / sulcos – para máxima aderência durante o lançamento e manutenção do impulso do veículo
- Baja – define todos os sistemas para ataque máximo para desempenho off-road de alta velocidade de pico
Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado
Visual condiz com a proposta do fora de estrada
Combinando com a capacidade aprimorada do Ranger Raptor, há um visual totalmente novo que se baseia no estilo arrojado e forte. Detalhes como as caixas de rodas mais largas e novos faróis, enfatizam o perfil robusto do modelo.
Os para-lamas alargados emolduram as rodas de liga leve de 17 polegadas que usam pneus todo-terreno exclusivos para a Raptor.
No interior, o tema continua a enfatizar o desempenho off-road e a natureza de alta energia do Ranger Raptor. A cabine apresenta novos assentos esportivos inspirados em caças a jato para aumentar o conforto e oferecer mais suporte durante as curvas de alta velocidade.
Os ocupantes também se beneficiarão de um cluster totalmente digital de 12,4 polegadas e uma central multimídia de 12 polegadas com a nova geração. A central oferece compatibilidade sem fio ao sistema operacional Apple CarPlay e Android Auto. Por fim, a nova Ford Ranger Raptor conta com um sistema de som B&O.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.