Nova Fiat Toro Ultra ou Ford Ranger Black? Qual picape é mais vantajosa?

Com preços bastante parecidos, Fiat Toro Ultra e a Ford Ranger Black são duas opções para quem pretende pagar até R$ 190 mil em uma picape

Argentina e Itália já se enfrentaram diversas vezes em torneios esportivos. Fabricada no país vizinho do Brasil, a Ford Ranger Black (R$ 179.990)  custa quase o mesmo que a Toro Ultra (R$ 187.490), produzida pela italiana Fiat. Ambas cumprem bem o papel de automóveis feitos para o trabalho, além de aguentar a rotina das grandes cidades. Sem falar que possuem itens de série bastante convidativos, além de bom espaço interno. Qual delas é mais vantajosa?

Nova Fiat Toro Ultra ou Ford Ranger Black? Qual picape é mais vantajosa?

E estamos falando de duas das picapes mais vendidas no Brasil até o momento. De acordo com dados divulgados pela Fenabrave, a Toro terminou o mês de abril na segunda posição do ranking (24.245 unidades), Dentro da sua categoria, só possui a Renault Oroch como concorrente direta. Por outro lado, a Ranger está a venda no Brasil desde os anos 90 e é uma dos componentes do competitivo mundo das picapes médias. No último mês, terminou na quinta posição (7.626 unidades).

Foto: Divulgação/Ford Brasil

Reestilizada recentemente, o veículo fabricado na planta da Fiat em Goiana (PE) ganhou um visual mais esportivo. Debaixo do capô está o motor 2.0  turbodiesel com injeção direta Multijet.  Ele pode gerar uma potência máxima de 170 cv a 3.750 rpm, além de torque máximo de 35,7 kgfm. De acordo com a marca, ele pode atingir a velocidade mázima de 193,5 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos. A transmissão é a automática de seis velocidades. Ela é a única das duas que possuem tração 4×4. Isso significa que ela consegue um melhor resultado em pistas de terra e lama.

Já a picape argentina é um pouco mais pesada. Até por isso, o propulsor 2.2 Duatorq movido a diesel, com 160 cv de potência e torque de 385 Nm, é um pouco mais lenta. Segundo a montadora, sua velocidade máxima pode chegar até 164 km/h e faz de 0 a 100 km/h também em 15 segundos. Sem falar no câmbio automático de seis velocidades.

Dimensões

A Fiat Toro Ultra mede 4.945 mm de comprimento, 1.735 mm de altura e 1.845 mm de largura. Seu interior recebe com muito conforto todos os ocupantes e sua caçamba tem capacidade para 937 litros.

Foto: Divulgação/Ford Brasil

Foto: Divulgação/Fiat do Brasil

Dentre suas concorrentes, a Ford Ranger é que possui dimensões razoáveis: 1.848 mm de altura; 5.354 mm de comprimento; e 1.560 mm de largura. Apesar disso, seus 3.220 mm de distância entre-eixos garantem mais espaço para os passageiros. Como o esperado, sua caçamba tem uma boa capacidade 1.180 litros.

Consumo

Em tempos de aumentos sucessivos nas bombas de combustível, falar do consumo dos carros virou um esporte nacional. E os dois aventureiros mostrados aqui param pouco para abastecer. Segundo dados divulgados pelo Inmetro, a Fiat Touro Ultra pode rodar 10 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada. Em contrapartida, a Ford Ranger Black pode rodar 9,6 km/l em trechos urbanos e 11,3 km/l em trechos rodoviários.

Equipamentos de série

Assim como aconteceu no requisito anterior, ambos os veículos possuem um ótimo conteúdo de série. O que não poderia ser diferente, visto que ambas estão com preços beirando os R$ 200 mil.

Foto: Divulgação/Fiat do Brasil

Como o nome sugere, a Fiat Toro Ultra é a versão mais completa da gama. Além do bom acabamento interno, podemos destacar algumas novidades, como por exemplo, a nova central multimídia UCONNECT de 10,1 polegadas. Ela também oferece freios ABS com EBD, sete airbags, aviso de saída de pista, controle de tração, ar condicionado digital dual-zone, banco do motorista com regulagem de altura, bancos de couro, painel de instrumentos com tela de sete polegadas, câmera de ré, direção elétrica, controle de estabilidade, controle eletrônico de aceleração, sistema de luzes follow me home, sistema keyless, luz de direção diurna, paddle shiffts, protetor de carter, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, volante com em couro e com regulagem de altura e entre outros.

Foto: Divulgação/Ford Brasil

Já a Ford Ranger Black possui um visual diferenciado das outras configurações. Em outras palavras, ela recebeu detalhes que a deixaram com um ar mais esportivo. Seus principais itens de série são: sete airbags, assistente de partida em rampas, assistente de frenagem de emergência, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, freios ABS com EBD, sensor de estacionamento traseiro, ar condicionado digital, bancos parcialmente revestidos em couro, vidros elétricos, computador de bordo, sensor de chuva, central multimídia de oito polegadas (com sistema SYNC 3, Android Auto, Apple CarPlay, câmera de ré, chave programável com funções de segurança, controle anticapotamento e entre outros.

Conclusão

Assim sendo, as duas picapes aqui apresentadas estão na mesma faixa de preço e oferecem um conteúdo bastante interessante. Mesmo custando um pouco a mais, a  Fiat Toro tem a vantagem de possuir tração nas quatro rodas e projeto mais moderno. Por outro lado, a Ford Ranger Black pode ser uma boa opção caso você precise de uma caçamba maior.

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile