Nova ferramenta do Detran-SP permite identificar peças roubadas de carros

Com o objetivo de combater o mercado de produtos roubados, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) lançou a plataforma Peça Legal – um sistema digital que mostra se o produto desejado possui procedência e originalidade. A funcionalidade evita o que o proprietário de veículo seja vítima do comércio de peças oriundas de furto ou roubo.

Detran

A vantagem é que o usuário tem a garantia de que o produto é legal. A plataforma pode ser acessada por meio do aplicativo do Poupatempo. Nela, o cidadão consegue saber também quais são as empresas de desmontes credenciadas junto ao Detran-SP que possuem os itens procurados pelos consumidores.

“Queremos oferecer mais segurança para o cidadão. O objetivo é que o usuário da funcionalidade tenha garantia de que a peça veicular é legal”, afirma Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran-SP. “Este é o objetivo do aplicativo: disponibilizar peças de boa procedência e oferecer um sistema cada vez mais informatizado”, diz.

VEJA TAMBÉM

Ao comprar peças cadastradas nessas empresas, além de ter a segurança de adquirir produtos de origem legal, o cidadão ajuda a combater o comércio de itens frutos de furto ou roubo de veículos e assegurar que empresas idôneas continuem atuando no mercado.

Em caso de irregularidades, o cidadão pode colaborar com a fiscalização denunciando desmanches clandestinos à Ouvidoria do Detran-SP, pelo portal, na área de “Atendimento”.

Veja como funciona a plataforma Peça Legal, que permite identificar peças roubadas de carros

(Foto: Divulgação/Detran-SP)

Para realizar a pesquisa sobre a origem da peça, é necessário acessar o aplicativo Poupatempo Digital, disponível para celulares com sistema operacional Android ou iOS, acessar “Serviços”, na sequência o campo “Veículos” e “Consulta de peças”. Depois, basta fazer a busca das peças disponíveis nas empresas registradas pelo Detran-SP.

A pesquisa pode ser feita por tipo de veículo – automóvel, motocicleta, caminhão e ônibus. Basta centralizar o código disponível no componente no meio da tela do celular ou do tablet para obter informações de cada peça. A verificação exibe o tipo, a marca, o modelo e o ano do veículo, além de identificar qual a empresa registrada que oferta a peça.

Confira o passo a passo detalhado nas imagens abaixo

Passo 1

Passo 2

Passo 3

Passo 4

O Detran-SP também preparou um tutorial sobre o Peça Legal, que pode ser visualizado no vídeo abaixo.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar