Nova fábrica da Nissan vai desenvolver baterias de estado sólido para veículos elétricos
Nissan revelou um protótipo de instalações para produção de células laminadas para bateria de estado sólido. Veja detalhes dessa inovação
A Nissan revelou nesta quarta-feira (13) um protótipo de instalações para produção de células laminadas para bateria de estado totalmente sólido (solid state battery), que a empresa pretende lançar no mercado em 2028. O protótipo das instalações da nova fábrica da Nissan tem o objetivo de dar impulso ao desenvolvimento dessas baterias. Veja mais.
Baterias solid state significam redução de custos
A montadora japonesa pretende lançar um veículo elétrico com baterias solid state desenvolvidas internamente, até o ano de 2028. Os planos da Nissan preveem a instalação, em 2024, de uma linha de produção piloto em sua fábrica de Yokohama, na qual serão estudados os materiais, projeto e processos de manufatura para a produção de protótipos na linha.
Na avaliação da empresa, as baterias solid state podem ter um preço reduzido para 75 dólares por kWh no ano fiscal de 2028 e posteriormente para 65 dólares por kWh, fazendo com que os veículos elétricos estejam no mesmo nível de custos dos veículos movidos à gasolina.
As baterias de estado totalmente sólido devem mudar as regras do jogo em termos de tecnologias para acelerar a aceitação dos veículos elétricos.
Este tipo de bateria tem uma densidade de energia aproximadamente duas vezes maior em comparação com as baterias de íons de lítio convencionais, permitindo reduzir o tempo de recarga devido à melhor performance de carga.
Os custos também são menores, graças à oportunidade de utilizar materiais mais baratos. Com esses benefícios, a Nissan pretende utilizar as baterias de estado totalmente sólido em uma ampla gama de segmentos de veículos, incluindo picapes, aumentando a competitividade de seus veículos elétricos.
Perspectiva com a nova fábrica da Nissan
“A Nissan tem liderado a tecnologia de eletrificação por meio de uma série de atividades de P&D, desde a pesquisa sobre materiais para baterias em nível molecular até o desenvolvimento de veículos elétricos seguros e de alta performance”, afirma Kunio Nakaguro, vice-presidente executivo de P&D da Nissan.
“Nossas iniciativas também incluem o desenvolvimento das cidades, utilizando os veículos elétricos como baterias estacionárias para a armazenagem de energia”, ressalta o executivo.
“O know-how obtido por meio da nossa experiência serve de base para o desenvolvimento de baterias de estado totalmente sólido e nós temos acumulado importantes tecnologias em relação aos elementos”.
“Daqui por diante, nossas divisões de P&D e manufatura continuarão trabalhando juntas para utilizar este protótipo de instalações de produção e acelerar as aplicações práticas das baterias de estado totalmente sólido”, completa Nakaguro.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.