Nova fábrica da Nissan vai desenvolver baterias de estado sólido para veículos elétricos

A Nissan revelou nesta quarta-feira (13) um protótipo de instalações para produção de células laminadas para bateria de estado totalmente sólido (solid state battery), que a empresa pretende lançar no mercado em 2028. O protótipo das instalações da nova fábrica da Nissan tem o objetivo de dar impulso ao desenvolvimento dessas baterias. Veja mais.

Nova fábrica da Nissan vai desenvolver baterias de estado sólido para veículos elétricos
Nissan Leaf (Foto: Divulgação/Nissan)

Baterias solid state significam redução de custos

A montadora japonesa pretende lançar um veículo elétrico com baterias solid state  desenvolvidas internamente, até o ano de 2028. Os planos da Nissan preveem a instalação, em 2024, de uma linha de produção piloto em sua fábrica de Yokohama, na qual serão estudados os materiais, projeto e processos de manufatura para a produção de protótipos na linha. 

Na avaliação da empresa, as baterias solid state podem ter um preço reduzido para 75 dólares por kWh no ano fiscal de 2028 e posteriormente para 65 dólares por kWh, fazendo com que os veículos elétricos estejam no mesmo nível de custos dos veículos movidos à gasolina.

VEJA TAMBÉM

As baterias de estado totalmente sólido devem mudar as regras do jogo em termos de tecnologias para acelerar a aceitação dos veículos elétricos.

Este tipo de bateria tem uma densidade de energia aproximadamente duas vezes maior em comparação com as baterias de íons de lítio convencionais, permitindo reduzir o tempo de recarga devido à melhor performance de carga.

Os custos também são menores, graças à oportunidade de utilizar materiais mais baratos. Com esses benefícios, a Nissan pretende utilizar as baterias de estado totalmente sólido em uma ampla gama de segmentos de veículos, incluindo picapes, aumentando a competitividade de seus veículos elétricos.

Nova fábrica da Nissan vai desenvolver baterias de estado sólido para veículos elétricos
Nissan Leaf (Foto: Divulgação)

Perspectiva com a nova fábrica da Nissan

“A Nissan tem liderado a tecnologia de eletrificação por meio de uma série de atividades de P&D, desde a pesquisa sobre materiais para baterias em nível molecular até o desenvolvimento de veículos elétricos seguros e de alta performance”, afirma Kunio Nakaguro, vice-presidente executivo de P&D da Nissan. 

“Nossas iniciativas também incluem o desenvolvimento das cidades, utilizando os veículos elétricos como baterias estacionárias para a armazenagem de energia”, ressalta o executivo.

“O know-how obtido por meio da nossa experiência serve de base para o desenvolvimento de baterias de estado totalmente sólido e nós temos acumulado importantes tecnologias em relação aos elementos”.

“Daqui por diante, nossas divisões de P&D e manufatura continuarão trabalhando juntas para utilizar este protótipo de instalações de produção e acelerar as aplicações práticas das baterias de estado totalmente sólido”, completa Nakaguro.

Nissan anuncia investimento de mais de R$ 1 bilhão para a região da América do Sul
Fábrica Nissan Brasil (Foto: Ilustrativa / Divulgação)

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Veja mais ›
Fechar