Nova CNH: veja o que mudou em relação ao prazo de validade

(Foto: Agência Brasil )

De acordo com as mudanças do Novo Código de Trânsito Brasileiro, o CTB, o prazo para renovação da nova CNH é alterado de acordo com a idade do motorista. Dessa forma, o documente tem validade entre 3 e 10 anos, entenda.

Detran RO facilita a renovação da CNH
Renovação da CNH é alterada conforme a idade do motorista (Foto: Detra-SP)

Entenda como funcionam os prazos de validade da nova CNH

Desde abril de 2021, novas regras do Código de Trânsito Brasileiro , o CTB, passaram a vigorar. Entre as principais mudanças está o novo sistema de validade da Carteira Nacional de Habilitação, que agora varia entre três e dez anos, de acordo com a idade do condutor.

Ou seja, condutores  com menos de 50 anos agora tem o documento válido por um período de dez anos.

VEJA TAMBÉM

Já motoristas com idades entre 50 e 69 anos, o prazo de renovação é de até cinco anos e de condutores com 70 anos ou mais é de até três anos.

Novo prazo de validade da CNH

Motoristas até 50 anos – 10 anos de validade

Motoristas entre 50 e 69 anos – 5 anos de validade

Motoristas com 70 anos ou mais – 3 anos de validade.

Fique atento ao prazo de renovação da CNH

Em São Paulo, os motoristas que tiveram a CNH vencida nos meses de março e abril de 2021 e ainda não renovaram o documento precisam regularizar a situação até o fim de junho desse ano.

A norma foi estabelecida pela deliberação 243 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 09/11/21, que definiu um cronograma completo para CNHs que tiveram vencimento entre 1º. de março de 2020 e 31 de dezembro de 2022, em virtude da pandemia.

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, explica que em caso de fiscalização, dirigir com CNH vencida é uma infração gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa para esse tipo de penalidade é de R$ 293,47, além de sete pontos na carteira.

Calendário para renovar a CNH em SP
Calendário para renovar a CNH em SP (Foto: Detran-SP)

Sistema de pontuação para a suspensão também foi alterado

Outra alteração que está relacionada ao documento é o sistema de suspensão, que também há variação de acordo com o nível de infração.

Agora, a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação ocorre de forma gradual de acordo com a quantidade de infrações gravíssimas cometidas.

Ou seja, o motorista tem a habilitação suspensa com 20 pontos se tiver cometido duas ou mais infrações gravíssimas; a suspensão irá acontecer após 30 pontos caso o condutor tenha cometido uma infração gravíssima); já para que a CNH seja suspensa somente após 40 pontos é necessário que nenhuma infração gravíssima tenha sido cometida.

Novo sistema de pontuação para suspenção da CNH

20 pontos – 2 ou mais infrações gravíssimas

30 pontos – 1 infração gravíssima

40 pontos – nenhuma infração gravíssima

No entanto há uma exceção, para o caso de motoristas de transporte por aplicativo, taxistas e outras funções que se enquadrem como atividade remunerada, a suspensão só acontece quando o condutor atingir o limite máximo de 40 pontos, independente do teor da infração.

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar