Nova CNH categoria B 2025 para carros automáticos; como vai funcionar?
Entenda todos os detalhes da nova CNH categoria B 2025 e saiba porque ela é exclusiva para carros automáticos; confira!
A nova CNH 2025 está dando o que falar entre os condutores locais, principalmente quanto à cateogria B, destinada para carros automáticos, que gera uma série de dúvidas.
De forma mais clara, são diversas novidades propostas para o documento para o próximo ano, o que requer uma atenção especial para evitar surpresas no momento da vigência.
Acompanhe o Garagem360 e veja todos os detalhes!
O que muda na nova CNH em 2025?
Bem, assim como mencionado anteriormente, a nova CNH, que entra em vigor em 2025, traz uma série de mudanças para boa parte dos condutores locais. Essas alterações fazem parte do PL 7746/2017, da deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), e que nesse momento está em análise pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), da Câmara dos Deputados.
De forma mais clara, a principal mudança está na introdução das subcategorias para a categoria B, que irá diferenciar os motoristas habilitados a dirigir carros com câmbio automático daqueles que podem dirigir também veículos com câmbio manual.
Essa alteração tem como objetivo refletir a crescente popularização dos carros automáticos e garantir que os motoristas tenham treinamento adequado para operar o tipo de veículo que estão autorizados a dirigir.
Além disso, a nova CNH também inclui a obrigatoriedade de um curso de reciclagem para motoristas a cada cinco anos, uma medida que visa atualizar os condutores sobre as mudanças nas normas de trânsito, segurança viária e técnicas de condução.
Para motoristas profissionais, como os de transporte de passageiros e carga, haverá conteúdos específicos focados em direção defensiva, entre outros tópicos relevantes.
Veja também: Vai tirar a CNH? SP tem 5.000 vagas EXTRAS para exame prático em dezembro
Mudanças também estão destinadas aos exames médicos
Outro ponto importante é a alteração nos exames médicos exigidos para renovação da CNH. Isto é, agora, além dos exames tradicionais, será necessário realizar uma avaliação psicológica e um teste físico, com o objetivo de garantir que o motorista esteja apto a dirigir com segurança.
Vale destacar que, até o momento, não há um cronograma estabelecido para que as alterações entrem em vigor. Entretanto, estima-se que isso aconteça ainda em 2025.
Por fim, basicamente, o objetivo dessas mudanças é justamente promover a atualização constante dos motoristas sobre as melhores práticas e os novos desafios no trânsito.
Aproveite para conferir: Mais imposto para 2025: entenda como funcionará o novo DPVAT
↓Essa informação foi útil para você? Comente abaixo e deixe a sua opinião!↓