Nova Chevrolet Spin em breve no Brasil com motor recalibrado; veja!
A Chevrolet Spin adotará importantes modificações mecânicas a partir do próximo ano para se adequar às novas regras do Proconve L7, confira!
No próximo mês, as novas regras de emissão de poluentes do Proconve passam a vigorar. E para continuar com seu portfólio, a Chevrolet anunciou que fará modificações em seus motores, entre eles, o da Chevrolet Spin, confira!
Chevrolet Spin e outros modelos da marca se adequarão à nova fase do Proconve
A partir do dia 1 de janeiro de 2022, daqui exatos um mês, passa a valer, a nova fase do Proconve, o Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores. E para se adequar às novas regras, a GM anunciou modificações em seus motores.
O L7, como é conhecido o próximo estágio do Proconve, estabelece limites mais rígidos de emissão, visando a redução da poluição do ar e a economia de combustível. E conforme anunciado pela marca, a mesma irá reduzir cerca de 43% de gases por modelo.
Alterações no conjunto mecânico da Chevrolet Spin
As mudanças anunciadas pela marca para a Chevrolet Spin abrangem sistemas de propulsão, exaustão, indução, elétrico e de combustível. Segundo a GM, o desenvolvimento agrega melhor dirigibilidade aos veículos Chevrolet.
A Spin 2022 terá tanque multicamadas e adição de filtros que ajudam a evitar evaporação de combustível na atmosfera. O modelo também adotará conversor catalítico que gera química aprimorada para multiplicar durabilidade e eficiência. Por fim, o modelo contará com bicos injetores aquecidos que substituirão o tanquinho.
Importante destacar que, segundo a GM, a nova calibração de motor e câmbio melhoram a dirigibilidade sem afetar a performance. Ou seja, acredita-se que não haverá a redução de potência do modelo.
Atualmente, a Chevrolet Spin possui um motor 1.8 flex aspirado de 106 e 111 cv de potência quando abastecido com gasolina e etanol. O torque é de 16,8 kgf,m e 17,7 kgf,m.
Motores a diesel também recebem modificações
Já para os motores a diesel foi desenvolvida uma série de tecnologias específicas, incluindo um filtro que anula em até 95% a emissão de particulados, responsáveis por gerar aquela fumaça escura que sai pelo escapamento. Todo controle deste sistema é eletrônico e também foi validado com os diferentes combustíveis encontrados pelo país.
Aproveite e veja: Tudo sobre o Fiat Toro 2022
GM anuncia um futuro 100% elétrico
Ainda no comunicado sobre as adequações realizadas para a chegada do Proconve L7, a empresa informa que investiu desde pesquisa e desenvolvimento de produto até na atualização da linha de montagem, já que há mudanças importantes em sistemas de veículos, como o de exaustão e de armazenamento e distribuição de combustível. Outra alteração está na inteligência dos softwares que gerenciam motor e câmbio.
No entanto, a marca também já adiantou que todo o esforço realizado atualmente é para se aproximar de um futuro cada vez mais sustentável, até chegar o momento de migração para um portfólio elétrico, conforme afirma o presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro:
“A GM anunciou seu compromisso de se tornar uma empresa neutra em carbono até 2040 e estamos avançando globalmente neste sentido. Parte importante deste processo é tornar cada vez mais sustentáveis nossos veículos a combustão até a migração do mercado para os carros 100% elétricos, os únicos zero emissão”
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.