Nova bateria para carro híbrido promete carga no mesmo tempo de um abastecimento de combustível comum
A gigante chinesa de baterias CATL, conhecida por suas inovações no setor automotivo, acaba de apresentar a Frevoy Super Hybrid. Essa bateria para carros híbridos promete uma autonomia nunca antes evidenciada para o segmento, assim como a velocidade de carregamento com o mesmo tempo de abastecimento com combustível comum.
Como funciona a bateria do carro híbrido?
A nova bateria da CATL aproxima os PHEVs (Híbridos Plug-in) da experiência de condução de um totalmente elétrico. Para isso, alinha autonomia de 400 km (puramente elétrico) com a velocidade de carregamento de apenas 10 minutos.
Essa conquista foi possível graças a avanços na tecnologia de células e na gestão térmica da bateria. Com a tecnologia de carregamento 4C, é possível recuperar 280 km de autonomia em 10 minutos.
A título de comparação, esse alcance de 280 km é quase o mesmo que faria um Renault Kwid com meio tanque de combustível no seu cenário mais econômico — 19 litros de gasolina a uma média de 15,4 km/l no ciclo rodoviário (estrada).
Em outras palavras, um carro híbrido cuja bateria levou 10 minutos para carregar pode percorrer quase a mesma distância de um dos carros mais econômicos do país com meio tanque de combustível. Sem contar que o híbrido ainda pode usar a combustível em seu tanque.
O resultado só foi possível com as novas tecnologias da CATL, maior fabricante de baterias da China, que tem em seu portfólio de clientes empresas como Volvo, Geely, GM, Volkswagen, BMW, Mercedes, entre outras.
A bateria Freevoy conta com uma camada nano protetora, que reduz as reações internas da bateria e aumenta sua capacidade de retenção de energia.
A empresa também desenvolveu uma nova formulação de componentes de condutividade, facilitando o transporte de íons de lítio e permitindo o carregamento mais rápido.
Funcionamento em ambientes extremos
Pensada para o mercado chinês, que vive uma ascensão de modelos híbridos, a bateria ainda oferece um bom desempenho em condições climáticas extremas, como a encontrada na China, Europa, América do Norte, etc.
Mesmo em temperaturas de até -40ºC a bateria continua fornecendo energia e garantindo uma experiência de condução confiável. Em temperaturas de -20ºC, a bateria se comporta da mesma forma que em condições ambientais normais.
A CATL não informou quando a Frevoy Super Hybrid chega ao mercado e quais modelos serão equipados.
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O que achou da nova bateria? Trocaria um Kwid em um modelo híbrido com esse alcance? Responda nos comentários!