Nova Autolatina? Volkswagen e Ford estudam aliança global

Os grupos Volkswagen e Ford estudam uma nova parceria. As duas companhias divulgaram que assinaram um Memorando de Entendimento e planejam uma aliança.

Os grupos Volkswagen e Ford estudam uma nova parceria. As duas companhias divulgaram que assinaram um Memorando de Entendimento e estão planejando uma aliança estratégica. O objetivo é fortalecer a competitividade de cada empresa. No entanto, não está previsto que haja aportes financeiros entre as duas montadoras, nem trocas de ações.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Segundo o comunicado, as empresas estão explorando projetos potencias em diversas áreas. Inclusive, Ford e Volkswagen estudam desenvolver veículos comerciais em conjunto.”A Ford está comprometida em melhorar a sua condição como negócio e utilizar modelos de negócios adaptativos, o que inclui trabalhar com parceiros para melhorar a nossa efetividade e eficiência”, afirma Jim Farley, presidente de Mercados Globais da Ford.

LEIA MAIS: Novo BMW Série 8 Coupé é revelado oficialmente: veja os detalhes

Gol, Uno e Escort: veja os carros mais populares no ano do tetra (1994)

Para o Dr. Thomas Sedran, diretor do Grupo de Estratégia da Volkswagen, a parceria é fundamental para a estratégia 2025 da marca alemã. “Os mercados e a demanda dos clientes estão mudando a uma velocidade incrível. Ambas empresas já possuem posições fortes e complementares em diferentes segmentos de veículos comerciais. Para nos adaptarmos a este ambiente desafiador, é de extrema importância ganhar flexibilidade por meio de alianças”, diz.

Autolatina

Volkswagen e Ford já tiveram uma união há algumas décadas no Brasil. Em 1987, as duas companhias criaram a Autolatina, que anunciou o divórcio em 1994, mas só se separaram em 1996. A união rendeu diversos projetos conjuntos, como  os VW Apollo, Logus e Pointer, e o Ford Versailles. As empresas também compartilhavam motores. Por isso existem alguns exemplares do Gol com propulsor CHT e do Escort com o AP sob o capô.

‘Casamentos’

Na galeria, confira como está atualmente a divisão dos grupos automotivos pelo mundo.

Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

wpDiscuz
Sair da versão mobile