Nova Autolatina? Volkswagen e Ford estudam aliança global
Os grupos Volkswagen e Ford estudam uma nova parceria. As duas companhias divulgaram que assinaram um Memorando de Entendimento e planejam uma aliança.
Os grupos Volkswagen e Ford estudam uma nova parceria. As duas companhias divulgaram que assinaram um Memorando de Entendimento e estão planejando uma aliança estratégica. O objetivo é fortalecer a competitividade de cada empresa. No entanto, não está previsto que haja aportes financeiros entre as duas montadoras, nem trocas de ações.
Segundo o comunicado, as empresas estão explorando projetos potencias em diversas áreas. Inclusive, Ford e Volkswagen estudam desenvolver veículos comerciais em conjunto.”A Ford está comprometida em melhorar a sua condição como negócio e utilizar modelos de negócios adaptativos, o que inclui trabalhar com parceiros para melhorar a nossa efetividade e eficiência”, afirma Jim Farley, presidente de Mercados Globais da Ford.
Para o Dr. Thomas Sedran, diretor do Grupo de Estratégia da Volkswagen, a parceria é fundamental para a estratégia 2025 da marca alemã. “Os mercados e a demanda dos clientes estão mudando a uma velocidade incrível. Ambas empresas já possuem posições fortes e complementares em diferentes segmentos de veículos comerciais. Para nos adaptarmos a este ambiente desafiador, é de extrema importância ganhar flexibilidade por meio de alianças”, diz.
Autolatina
Volkswagen e Ford já tiveram uma união há algumas décadas no Brasil. Em 1987, as duas companhias criaram a Autolatina, que anunciou o divórcio em 1994, mas só se separaram em 1996. A união rendeu diversos projetos conjuntos, como os VW Apollo, Logus e Pointer, e o Ford Versailles. As empresas também compartilhavam motores. Por isso existem alguns exemplares do Gol com propulsor CHT e do Escort com o AP sob o capô.
‘Casamentos’
Na galeria, confira como está atualmente a divisão dos grupos automotivos pelo mundo.
Grupo BMW |Foto: Divulgação
Além da BMW, o grupo inclui também a MINI |Foto: Divulgação
A Rolls-Royce é a outra integrante do grupo BMW |Foto: Divulgação
Grupo Daimler: é o responsável pela Mercedes-Benz |Foto: Divulgação
A Smart também faz parte do grupo Daimler |Foto: Divulgação
Casamentos automotivos – FCA: em 2014, a Fiat comprou a Chrysler e criou um dos maiores grupos da atualidade, o Fiat Chrysler Automobiles |Foto: Divulgação
A Chrysler e todas as suas marcas estão dentro da FCA |Foto: Divulgação
A Alfa Romeo também faz parte do grupo |Foto: Divulgação
A Dodge também integra a grande fusão |Foto: Divulgação
Outra marca da FCA, a Jeep é uma das mais próximas à Fiat; no Brasil, dividem a fábrica do Pernambuco e compartilham até a plataforma de alguns modelos |Foto: Divulgação
Esquecida, a Lancia também integra o grupo FCA |Foto: Divulgação
A Maserati também está entre as participantes da FCA |Foto: Divulgação
A RAM e suas picapes imensas também pertecem ao grupo FCA |Foto: Divulgação
A Ford já foi dona da Land Rover, Jaguar e Aston Martin, mas enxugou suas propriedades |Foto: Divulgação
Além da própria Ford, o grupo tem também a Lincoln |Foto: Divulgação
A brasileira Troller faz parte da Ford há cerca de 10 anos |Foto: Divulgação
O grupo Geely engloba a própria fabricante chinesa |Foto: Divulgação
E também a Volvo |Foto: Divulgação
General Motors: um dos grupos mais antigos da história, engloba diversas marcas, como a Chevrolet |Foto: Divulgação
A Buick também percente ao GM |Foto: Divulgação
A GMC também faz parte do grupo |Foto: Divulgação
A austráliana Holden é o braço da GM no país da Oceania |Foto: Divulgação
Até a chinesa Wuling está no grupo GM |Foto: Divulgação
O grupo Honda engloba a marca japonesa… |Foto: Divulgação
… e também a Acura |Foto: Divulgação
A Hyundai-Kia é a fusão das duas gigantes da Coreia do Sul |Foto: Divulgação
A Hyundai-Kia é a fusão das duas gigantes da Coreia do Sul |Foto: Divulgação
O grupo PSA é o responsável pela Peugeot |Foto: Divulgação
A Citroën também faz parte do grupo |Foto: Divulgação
A DS, divisão de luxo da Citroën, também faz parte do PSA |Foto: Divulgação
A Opel, antes da GM, foi comprada pelo PSA em 2017 |Foto: Divulgação
Juntamente com a Opel, a Vauxhall também saiu do grupo GM para o PSA |Foto: Divulgação
A Renault faz parte da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi |Foto: Divulgação
A Nissan faz parte da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi |Foto: Divulgação
A Mitsubishi faz parte da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi |Foto: Divulgação
A Alpine também está ligada à aliança |Foto: Divulgação
A Dacia é o braço romeno da aliança |Foto: Divulgação
A Datsun pertence à Nissan. Sendo assim, também faz parte da aliança |Foto: Divulgação
Divisão de luxo da Nissan, a Infiniti também faz parte da aliança |Foto: Divulgação
A Lada é mais um membro da aliança |Foto: Divulgação
A Renault-Samsung também faz parte do grupo |Foto: Divulgação
Grupo Tata: a indiana Tata é a dona da Jaguar e da Land Rover |Foto: Divulgação
Jaguar hoje faz parte do mesmo grupo que a Tata e a Land Rover |Foto: Divulgação
A Land Rover também está no grupo Tata |Foto: Divulgação
Toyota: a japonsa também tem outra marca sob seus cuidados |Foto: Divulgação
A Lexus é a divisão de luxo da Toyota |Foto: Divulgação
O grupo Volkswagen também é um dos maiores do mundo |Foto: Divulgação
Nos anos 1960, a VW comprou a Auto Union e manteve somente a Audi em linha |Foto: Divulgação
Há alguns anos, a Audi comprou a Ducati. Como a marca alemã faz parte do grupo VW, então a empresa italiana de motos também está no portfólio |Foto: Divulgação
A Bentley também faz parte do grupo VW |Foto: Divulgação
A Bugatti também faz parte do grupo Volkswagen |Foto: Divulgação
Desde 1998 a Lamborghini está no grupo VW |Foto: Divulgação
A Porsche também está no grupo VW |Foto: Divulgação
A espanhola Seat é mais uma integrante do grupo |Foto: Divulgação
A Skoda também está no grupo Volkswagen |Foto: Divulgação
Escrito por
Leo Alves
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.