Os nomes de marcas de carros possuem diferentes significados. Alguns são derivados do sobrenome dos criadores, outros são as derivações da sigla do nome original. Veja a origem e o significado de cinco marcas que atuam no mercado nacional.
Nomes de marcas de carros: conheça o significado de 5 grandes montadoras presentes na indústria automotiva brasileira
Na maioria dos casos, assim como acontece com empresas de diferentes setores, grande parte dos nomes das marcas de carros são originados do sobrenome de seus criadores. No entanto, há exceções. Veja quais são os significados de cinco marcas automotivas que atuam no Brasil:
Chevrolet
A marca que hoje pertence ao grupo General Motors é um bom exemplo de montadora que carrega em seu nome o sobrenome de seu criador, nesse caso, de um de seus criadores. A montadora foi fundada em 1911 por Louis Chevrolet e William C. Durant.
VEJA TAMBÉM
Fiat
A montadora italiana, dona do título de carro mais vendido do país – graças à picape compacta Fiat Strada – é uma derivação do nome original da montadora: Fabbrica Italiana Automobili Torino, que em tradução livre para o português significa Fábrica Italiana Automobilística de Turim, essa última sendo uma cidade na Itália.
Por ser um nome longo, a marca começou a adotar a sigla FIAT para representar a montadora, que posteriormente, virou o nome oficial da marca.
Volkswagen
Ao citar a Volkswagen é quase que automático relacionar o nome da montadora ao Fusca, um de seus modelos mais icônicos ao redor de todo o mundo. No entanto, esse fato não acontece somente pelo fato de o veículo ser um sucesso mundial, mas sim ao que originou a montadora alemã.
A Volkswagen foi criada em 1930 pelo próprio governo alemão que queria desenvolver uma marca de carros populares e o Fusca foi o primeiro veículo a ser criado. O nome da empresa está totalmente relacionado ao seu início e significa carro do povo.
Toyota
De volta às marcas cujo o nome carrega o sobrenome de seus criadores, a Toyota foi fundada em 1937 por Kiichiro Toyoda. Porém, por uma simples questão de sonoridade, decidiram substituir o D pelo T, o que deu origem ao nome Toyota.
Como curiosidade, a montadora é a marca que detém o título de carro mais vendido no mundo em todos os tempos, graças ao sedã Corolla. O veículo que é fabricado desde 1966 já vendeu mais de 47,5 milhões de unidades em todo o globo.
Hyundai
A origem da Hyundai como empresa automotiva se deu em 1968, quando o conglomerado industrial começou a produzir veículos sob licença da Ford. Já o seu significado está relacionado com o termo modernidade.