Nome sujo? Multa? Retenção do carro? O que acontece com quem não paga o IPVA 2024
O que será que realmente acontece com quem não paga o IPVA 2024? Nós trouxemos a resposta e todos os detalhes do tributo; confira!
Afinal, o que acontece com quem não paga o IPVA 2024? Essa pergunta pode parecer simples, mas a resposta ainda é desconhecida por boa parte das pessoas.
Isto é, todo mundo sabe que o IPVA consiste em um tributo obrigatório, mas o grande mistério está justamente voltado para as consequências da falta do pagamento.
Para sanar de uma vez por todas essa questão, o Garagem360 explica o que de fato acontece, além de te mostrar como solucionar a situação!
Chega de dúvidas: o que acontece com quem não paga o IPVA 2024?
O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores causa uma grande preocupação em boa parte das pessoas, mais especificamente, naquelas contam com um automóvel que se encaixa em algumas das categorias abrangidas pelo IPVA.
De uma forma geral, o que todo mundo tem em comum é a ciência de que não há a possibilidade de não pagar o IPVA, ou seja, o pagamento é totalmente obrigatório.
Por outro lado, é comum que aconteçam situações de atraso, esquecimento ou até mesmo que o IPVA seja deixado de lado para priorizar outra conta. Mas e aí, o que realmente acontece nesse caso?
De forma antecipada, a ausência do pagamento do IPVA implica na emissão do CRLV, que também é anual. Ou seja, sem IPVA = sem CRLV = veículo irregular.
Entenda de forma mais específica quais são as penalidades
Primeiramente, é necessário dizer que o CRLV, o tão popular licenciamento, é fundamental para que um veículo possa circuclar normalmente, sem quaisquer problemas.
Por outro lado, não pagar o IPVA faz com que o condutor também não possa emitir o CRLV. Assim, apesar do não pagamento do IPVA não estar sujeito à retenção do carro, a ausência do CRLV sim pode levar a esse ponto.
Mas calma aí, se você acha que acabou, ainda tem mais! O responsável pelo veículo também pode receber uma notificação, que, normalmente, chega pelo Correio.
Essa notificação informará que o pagamento do IPVA está atrasado, e se mesmo assim não for quitado, o nome e o CPF (Cadastro de Pessoa Física) do responsável pelo veículo poderá ter o “nome sujo” perante os órgãos de proteção ao crédito.
E como pagar o IPVA mesmo atrasado?
Anualmente, os governos locais divulgam as alíquotas, os calendários e as condições de pagamento do IPVA. Isso costuma acontecer através da Secretaria da Fazenda de cada Estado.
Dessa forma, caso o responsável pelo veículo tenha perdido o prazo, ele ainda poderá acessar o respectivo site da Fazenda local e quitar o débito, mas claro, com as multas por atraso e correções de juros.
Por fim, o Garagem360 já tem as informações específicas sobre o IPVA dos Estados. Não deixe de conferir!
Fique por dentro: Os carros campeões de vendas em 2023