No Dia do Automóvel, confira dicas para seu carro não te deixar na mão

Cuidados com o carro (Foto: Divulgação)

Nesta sexta,  celebra-se o Dia do Automóvel (13 de maio). Reza o ditado, que virou até slogan publicitário, que “o brasileiro é apaixonado por carros”. Sendo assim, nunca é demais ressaltar que os cuidados com o veículo não começam só quando os problemas surgem. Assim, veja dicas e cuidados para seu carro não te deixar na mão!

A famosa manutenção preventiva é a verdadeira expressão do amor pelo seu automóvel, e pode ser iniciada com simplicidade na sua garagem, antes mesmo de acionar a partida.

trocar o carro
Ilustrativa 

6 dicas de manutenção automotiva para você ficar atento e seu carro não te deixar na mão

Os cuidados listados a seguir – com dicas de Guerda Tiziane Adão, CEO da Lion Queen’s Garage, oficina de funilaria e pintura de Curitiba (PR) – ajudam não apenas a evitar que o carro deixe você na mão como também são importantes para preservar o valor de revenda do seu bem querido.

VEJA TAMBÉM

( Foto: Shutterstock)
  1. Observe o consumo – Se o carro estiver consumindo muito combustível, é um sinal de que o motor está com problemas. O carro pode estar se esforçando muito para ganhar velocidade e os componentes importantes podem estar se desgastando.
  2. Verifique o nível da água e dos lubrificantes – Sempre verificar água e óleo, pois pode ter vazamentos. No caso da lubrificação, o consumo alto pode sinalizar problemas graves no motor, que podem piorar caso você demore para ir até o mecânico. Quanto ao sistema de arrefecimento, quando for necessário completá-lo utilize o sempre mesmo tipo de aditivo que já está no reservatório e anote para não esquecer.
  3. Calibre os pneus – Sempre utilizar a calibragem correta dos pneus do seu carro para um desgaste correto e natural. Cheque uma vez por semana se a calibragem dos pneus está certa e se tem furos nos pneus.
  4. Mantenha o carro limpo – É importante para mantê-lo sempre conservado. Limpe o carro uma vez por semana e o ar-condicionado uma vez por ano, trocando os filtros.
  5. Fique atento a barulhos – Mantenha-se sempre atendo a sinais de problemas. Barulhos de batida, chiados no freio, pancadas na suspensão e ruídos no motor são sinais de que o mecânico precisa ser visitado logo.
  6. Cuide da parte interna do veículo – Sempre cuidar e higienizar a parte interna do veículo, cada modelo tem uma forma mais eficiente de limpeza, é muito importante fazer um “Detail” no carro – que é um processo profundo e detalhado de limpeza interna, higienizando bancos, painel tetos e forros respeitando cada material do carro, com detalhamento também da parte do motor, mangueiras e da parte inferior do carro, amortecedor, rodas e escapamento.
carro por assinatura
(Foto: Unsplah)

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Paulo Silveira
Paulo SilveiraJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar