Nissan volta no tempo e apela para grande ícone do passado, mas com um porém
Nissan volta no tempo e apela para grande ícone do passado, mas com um porém. Veja qual no post da marca que não está nos seus melhores dias.
Se eu dissesse que o Skyline vai voltar, você ficaria feliz mesmo sem condições de comprá-lo? Eu fiquei, mas logo desanimei um pouco. Vou tentar explicar!
A Nissan, que vive uma crise sem precedentes, anunciou o corte de 20 mil empregos. É de se esperar que ela faça mudanças, apresente novos veículos e foque no que deu certo no passado. Eu já confesso que esperava o retorno do Skyline, só que ele não virá focado em esportividade.
Nissan vai trazer de volta o Skyline, mas com um porém
O Plano Re:Nissan visa otimizar operações, reduzir a complexidade de peças em 70% e consolidar plataformas de 13 para apenas 7 até o fim da década. É nessa atmosfera que surge o renascimento do Skyline como um ponto de luz.
A Nissan confirmou que o novo Skyline não seguirá os passos de seus antecessores de alta performance. Como assim, “não vai fazer barulho” e nem alcançar 320 km/h do Nismo?
Não! Para os amantes de esportivos, especialmente aqueles que simpatizam com a lendária linhagem GT-R dos anos 80 e 90, a notícia pode vir com um balde de água fria.
A marca parece mirar no DNA original do nome Skyline: um modelo mais luxuoso com foco no conforto e sofisitcação, e não em força e cavalos de potência e no ronco característico.
E a marca pauta sua decisão na versatilidade do Skyline. Ao longo dos seus mais de 60 anos, o modelo já utilizou diferentes carrocerias: cupê, sedan, conversível, perua, SUV e até mesmo uma van de entrega.
Como não tem nada de concreto e com a popularização dos SUVs, a próxima geração do modelo pode nem ser um sedan, mas sim um crossover, o que pode frustrar os mais aficionados.
Estratégia não é nova
Essa estratégia de reviver um nome clássico, porém em um segmento diferente, não é inédita na indústria automotiva. E nem precisamos ir longe, é só ver o Mitsubishi Eclipse Cross de hoje, que pouco (ou nada lembra) o cupê esportivo da década de 90.
A Nissan também já fez isso, quando os modelos da marca de luxo Infiniti EX35/ EX37/ QX50, foram comercializados no Japão com o nome Skyline Crossover.
Aproveite e se inscreva no nosso canal do whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!
Leia também: Nissan cobra mais de R$2 MILHÕES para restaurar carros raros; Skyline R32 é um deles
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.