Nissan Versa V-Drive 2021: equipamentos, preço e consumo do sedã
O Nissan Versa V-Drive 2021 é uma dos sedãs compactos mais baratos do mercado brasileiro e convive muito bem com sua nova geração
É muito comum as marcas manterem a versão mais nova e a mais antiga em linha. Ás vezes, é mais vantajoso pagar menos por um carro de uma geração anterior, mas levar algo com qualidades de um carro mais caro. E é esse o caso do Nissan Versa V-Drive 2021 . Ele custa menos que a geração mais nova e mantém o amplo espaço interno e bom porta-malas.
Nissan Versa V-Drive 2021
O sedã compacto foi um dos principais lançamentos da Nissan no início da década passada, junto com o hatch March. E era um momento que você poderia até que fez sucesso no começo da década passada, visto que era um dos principais modelos da categoria e apresentava um farto pacote de equipamentos de série. Sem falar de seu bom porta-malas de 460 litros.
No começo do ano, o veículo passou por uma forte reformulação e ficou maior. Além de ter ficado bastante moderno. Porém, a Nissan decidiu manter o mais velho e mudou seu nome para Versa V-Drive. Apesar do visual um pouco mais velho, ele ainda possui alguns atributos.
Suas dimensões são:
- Comprimento: 4.492 mm
- Largura: 1.695 mm
- Altura: 1.506 mm
Motorização
Na linha 2021, o carro está sendo oferecido em três configurações diferentes e duas opções de motorização. Custando a partir de R$ 64.490, o modelo de entrada concorre com outros sedãs de entrada, como Fiat Grand Siena, Volkswagen Voyage e Chevrolet Joy Sedan. Ele vem equipado com o motor 1.0 12v CVVTCS Flex, que tem potência máxima de 77 cv a 6.200 rpm e torque 10 kgfm a 4.000 rpm. De acordo com a montadora, ele pode atingir a velocidade máxima de 162 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 16 segundos. Ele usa um câmbio manual de cinco velocidades.
Agora, você pode encontrar também algumas versões que usam o propulsor 1.6 16v CVVTCS Flex. Este é o caso dos modelos; 1.6 MT (R$ 68.4900; Special Edition CVT (72.690); Plus CVT (77.790) e Premium CVT (R$ 82.790). Este motor pode gerar uma potência máxima de 111 cv a 5.600 rpm e 15.1 kgfm a 4.000 rpm. Os números de desempenho podem ser diferentes de acordo com o câmbio utilizado:
- Manual de seis velocidades; 0 a 100 km/h em 10,3 segundos e velocidade máxima de 187 km/h;
- CVT: 0 a 100 km/h em 11,6 segundos e velocidade máxima de 187 km/h;
Consumo
Além de possuir um preço competitivo, o Nissan Versa V-Drive é um carro bastante econômico. Segundo dados do Inmetro, ele pode
- 1.0 MT:12,9 km/l (gasolina) e 8,8 km/l (etanol) na cidade ; 15,3 km/l (gasolina) e 10,5 km/l (etanol) na estrada
- 1.6 MT: 1.0 MT:12,6 km/l (gasolina) e 8,4 km/l (etanol) na cidade ; 14,4 km/l (gasolina) e 10 km/l (etanol) na estrada
- 1.6 CVT: 11,6 km/l (gasolina) e 7,8 km/l (etanol) na cidade ; 14,1 km/l (gasolina) e 10 km/l (etanol) na estrada
Equipamentos de série
O Nissan Versa V-Drive 2021 é um carro grande. Afinal, ele mede 4.492 mm de comprimento, 1.695 mm de largura e 1.506 mm de altura. Como vimos, ele também é bastante econômico. Entretanto, outro ponto que ele se destaca é seus equipamentos de série.
Desde a versão de entrada (1.0 MT), o carro vem de série com ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, apoios de cabeças dianteiros, computador de bordo, desembaçador do vidro traseiro, grade frontal com acabamento cromado, direção elétrica progressiva, vidros e travas elétricas, volante com regulagem de altura, airbag duplo, alarme, vidros e travas elétricas, pneus 185/65 R15, grade frontal com acabamento cromado, freios ABS com EBD e entre outros.
Já o modelo 1.6 MT vem com os mesmos itens e adiciona abertura interna do porta-malas e quatro porta objetos.
Enquanto isso, o modelo 1.6 Special Edition é a versão mais barata que traz o câmbio CVT e a central multimídia de sete polegadas (com Android Auto e Apple CarPlay). Sem falar da conexão via Bluetooth.
O Nissan Versa V-Drive 2021 1.6 Plus CVT já possui algumas exclusividades. Dentre elas, destaca para os bancos com revestimento premium, para-sol com espelhos para motorista e passageiro, porta-malas com iluminação, revestimento premium das portas dianteiras e maçanetas externas da cor do veículo.
Por fim, a versão top de linha, que é chamada de Premium CVT. E ela possui alguns mimos que só são oferecidos nela. Este é o caso da câmera de ré, conexão Wi-FI, dos faróis de neblina, das rodas de liga leve de 16 polegadas, aerofólio na cor do veículo, do ar-condicionado digital e entre outros.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.