Nissan quer parcerias duradouras e não só produzir carros para outras marcas
A Nissan busca parcerias recíprocas para desenvolver EVs e SUVs, segundo a Car and Driver. A montadora oferece sua plataforma Frontier e negocia com Honda, Ford e outros.
A Nissan está ativamente em busca de novas parcerias estratégicas com outras montadoras para fortalecer sua linha de produtos e enfrentar desafios financeiros. Contudo, a fabricante japonesa reforça que qualquer acordo futuro deverá ser de natureza recíproca, e não uma mera transação unilateral de compra de tecnologia.
Nissan quer parcerias duradouras e não só produzir carros para outras marcas
Em entrevista à Automotive News durante o mesmo evento, Ponz Pandikuthira, chefe de planejamento de produtos da Nissan America, enfatizou a necessidade de parcerias de longo prazo:
“Não nos envolveríamos com um parceiro apenas para comprar um veículo, uma plataforma ou uma tecnologia. É isso que transforma a parceria em um compromisso de longo prazo, e não apenas em uma transação.”

Pandikuthira revelou que a Nissan já está em conversas com diversos parceiros em potencial e espera anunciar um acordo no próximo ano. Enquanto Honda e Mitsubishi já manifestaram interesse em projetos conjuntos, há rumores ligando a Nissan a possíveis parcerias com Ford e Stellantis, centradas, segundo especulações, no popular SUV Rogue.
Para atrair parceiros, a Nissan tem uma oferta forte, incluindo:
- Plataforma Frontier: A plataforma da próxima geração da picape Frontier, que também servirá de base para o novo Pathfinder e para o SUV Xterra (que retorna). Esta plataforma robusta terá uma estrutura de carroceria sobre chassi e deverá ser compatível com um motor V6 híbrido.
- SUVs Grandes e Compactos: A montadora também observa interesse externo em seus SUVs de maior porte, como o Armada e o Infiniti QX80, e no compacto Rogue.
Leia aqui: IPVA 2026 com até 50% de desconto: veja os estados que já confirmaram o abatimento
Foco na Plataforma de Veículos Elétricos
Um dos principais pontos de interesse da Nissan em uma parceria está no seu portfólio de veículos elétricos (EVs). Após enfrentar dificuldades, como o fim dos incentivos federais para EVs nos EUA, que levou à descontinuação do SUV Ariya em setembro, a montadora precisa urgentemente de economia de escala.
“Sabemos que precisamos de economias de escala para um veículo elétrico e estaríamos abertos a uma conversa com outro parceiro para desenvolver em conjunto um veículo elétrico — talvez uma família de SUVs”, afirmou Pandikuthira, indicando que o futuro elétrico da Nissan pode depender de colaborações estratégicas.
Qual montadora seria o parceiro ideal para a Nissan em veículos elétricos? Deixe sua sugestão!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.