Nissan quer parcerias duradouras e não só produzir carros para outras marcas

A Nissan busca parcerias recíprocas para desenvolver EVs e SUVs, segundo a Car and Driver. A montadora oferece sua plataforma Frontier e negocia com Honda, Ford e outros.

Nissan está ativamente em busca de novas parcerias estratégicas com outras montadoras para fortalecer sua linha de produtos e enfrentar desafios financeiros. Contudo, a fabricante japonesa reforça que qualquer acordo futuro deverá ser de natureza recíproca, e não uma mera transação unilateral de compra de tecnologia.

Nissan quer parcerias duradouras e não só produzir carros para outras marcas

Em entrevista à Automotive News durante o mesmo evento, Ponz Pandikuthira, chefe de planejamento de produtos da Nissan America, enfatizou a necessidade de parcerias de longo prazo:

“Não nos envolveríamos com um parceiro apenas para comprar um veículo, uma plataforma ou uma tecnologia. É isso que transforma a parceria em um compromisso de longo prazo, e não apenas em uma transação.”

Nissan quer parcerias duradouras e não só produzir carros para outras marcas – Foto: Divulgação

Pandikuthira revelou que a Nissan já está em conversas com diversos parceiros em potencial e espera anunciar um acordo no próximo ano. Enquanto Honda e Mitsubishi já manifestaram interesse em projetos conjuntos, há rumores ligando a Nissan a possíveis parcerias com Ford e Stellantis, centradas, segundo especulações, no popular SUV Rogue.

Para atrair parceiros, a Nissan tem uma oferta forte, incluindo:

  • Plataforma Frontier: A plataforma da próxima geração da picape Frontier, que também servirá de base para o novo Pathfinder e para o SUV Xterra (que retorna). Esta plataforma robusta terá uma estrutura de carroceria sobre chassi e deverá ser compatível com um motor V6 híbrido.
  • SUVs Grandes e Compactos: A montadora também observa interesse externo em seus SUVs de maior porte, como o Armada e o Infiniti QX80, e no compacto Rogue.

Leia aqui: IPVA 2026 com até 50% de desconto: veja os estados que já confirmaram o abatimento

Foco na Plataforma de Veículos Elétricos

Um dos principais pontos de interesse da Nissan em uma parceria está no seu portfólio de veículos elétricos (EVs). Após enfrentar dificuldades, como o fim dos incentivos federais para EVs nos EUA, que levou à descontinuação do SUV Ariya em setembro, a montadora precisa urgentemente de economia de escala.

“Sabemos que precisamos de economias de escala para um veículo elétrico e estaríamos abertos a uma conversa com outro parceiro para desenvolver em conjunto um veículo elétrico — talvez uma família de SUVs”, afirmou Pandikuthira, indicando que o futuro elétrico da Nissan pode depender de colaborações estratégicas.

Qual montadora seria o parceiro ideal para a Nissan em veículos elétricos? Deixe sua sugestão!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.