Nissan muda de ideia é não trará novo “Duster” para o Brasil
Nissan muda de ideia é não trará novo "Duster" para o Brasil. Veja quais os planos da marca japonesa para o país no post.
A Nissan anunciou recentemente seus planos para o Brasil nos próximos anos. Entre os destaques, a renovação da Frontier e a confirmação do Versa, também com visual renovado. No entanto, a marca que é parceira da Renault, descartou a chegada do novo “Duster” para o Brasil. Entenda!
Nissan muda de ideia é não trará novo “Duster” para o Brasil
Primeiro vamos explicar: a Nissan, Renault e Mitsubishi têm uma parceria industrial e comercial, ou seja, ambas compartilham estratégias comerciais de componentes e até mesmo plataformas para o desenvolvimento de seus carros com marcas próprias.
A Nissan queria trazer um novo SUV além do já confirmado Kicks de nova geração. Seria um “C-SUV”, um utilitário esportivo da categoria média comparável ao Renault Duster, com parte da tecnologia da montadora francesa.
Mas parece que o “barco desandou”. Um dos motivos é a mudança no modal da parceria. Na última segunda-feira (31), as duas montadoras anunciaram alterações em seu modelo de aliança.
O intuito é justamente dar à Nissan maior flexibilidade no enfrentamento de uma grave crise financeira pela qual passa desde 2018, quando viu suas vendas globais caírem ano após ano.
De acordo com o comunicado oficial, a principal alteração é a redução na participação cruzada mínima que as duas montadoras devem ter uma na outra. Com a mudança, a participação cruzada é 10% ante os 15% de antes da decisão.
Agora, o novo C-SUV da Nissan será voltado para o mercado indiano e não tem como destino imediato o Brasil. A Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi também confirmou que a Renault vai assumir o controle da operação indiana, com 51% das ações.
Foco no Kicks
A fábrica da Nissan em Porto Real (RJ) vai focar na produção do Kicks Play, a nova geração do Kicks e um terceiro modelo inédito.
Este novo SUV, que ainda não teve muitos detalhes revelados, será posicionado abaixo do Kicks para competir com modelos como o Fiat Pulse, VW Tera, Toyota Yaris Cross e outros “B SUVs” que chegam ao mercado brasileiro nos próximos anos.
Essa estratégia de fortalecer sua posição no segmento de compactos também impactou na decisão da Nissan de trazer o “C-SUV” para o Brasil. Agora é esperar os próximos passos da montadora japonesa no país.
O que achou da decisão da Nissan? Responda nos comentários!
Leia também: Flagra – Novo SUV da Nissan chega para subsitirui Kicks Play
Aproveite e se inscreva no nosso canal do Whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.