Nissan Leaf vai ganhar uma nova opção para ser dirigido

A Nissan anunciou uma parceria com o Itaú Unibanco e irá disponibilizar undidades do Leaf para um novo serviço de compartilhamento de carros elétricos. Chamado de “vec Itaú”, a nova modalidade está disponível apenas para colaboradores do banco, mas será ampliado para toda a população no segundo semestre deste ano.

Nissan Leaf vai ganhar uma nova opção para ser dirigido

Lançado em 2019, a segunda geração do compacto é o único modelo 100% carro elétrico comercializado pela marca aqui no Brasil. Seu conjunto mecânico é impulsionado pelo motor elétrico de 149 cv (110 kW) e torque de 32,6 kgfm. Agora, suas baterias de ion-lítio de 40 kWh alimentam o motor. Segundo a Nissan, o carro consegue uma autonomia de 270 km.

O funcionamento do novo sistema da instituição financeira é semelhante a outro serviço. Do mesmo modo que o “Bike Itaú”, os carros estarão espalhados pela cidade e os clientes poderão desbloqueá-los por meio de um aplicativo em seus smartphones.

Foto: Divulgação/Nissan Brasil

Na hora de devolver o carro, os usuários poderão deixá-los no mesmo local ou, caso prefiram, em outra estação de carregamento.

De acordo com a montadora, a solução de mobilidade urbana “vec Itaú” é um proposta positiva. Além disso, ela considera o projeto uma boa ocasião para o público conhecer e conduzir um modelo que já tem mais de 500 mil unidades vendidas em todo o mundo.

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Foto: Divulgação/Nissan

“Esta parceria é mais um passo de nosso projeto de eletrificação no Brasil. Começamos em 2012 com um projeto piloto com uma frota experimental de táxis no Rio e em São Paulo até evoluirmos para o início da comercialização da nova geração do Nissan LEAF em 2019. Como a melhor maneira de entender e desmistificar mitos do carro elétrico é usando ele no dia a dia, buscamos sempre oportunidades para permitir que mais brasileiros experimentem o nosso Nissan LEAF”, explica Tiago Castro, Diretor Sênior de Vendas e Marketing da Nissan do Brasil.

Outros projetos

Não é de hoje que a Nissan faz parcerias que, segundo ela, buscam incentivar a difusão, as pesquisas e o desenvolvimento do ciclo de vida completo do carro elétrico no Brasil.

Desde 2018, por exemplo, ela ajuda no estudo de soluções para o futuro das baterias usadas em veículos elétricos. O trabalho é feito em conjunto com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Dois anos depois, ela se juntou com a Movida, que passou a disponibilizar o veículo para alugar.

Nissan Leaf na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (Foto: Divulgação/Nissan)
Nissan Leaf e Movida (Foto: Divulgação/Nissan)

Enquanto isso, a parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e o Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (ITA) foca no desenvolvimento nacional de carregadores bidirecionais. Por fim, pensando no desenvolvimento tecnológico do uso do bioetanol para veículos movidos à Célula de Combustível, a montadora japonesa se aliou a outro instituto. Desta vez, estamos falando do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (PEN).

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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