Nissan Leaf ou Renault Zoe 2022? Qual elétrico vale a pena comprar?

Os hatches Nissan Leaf ZE 2021 e o novo Renault Zoe E-TECH 2022 se destacam pela praticidade e pelo bom pacote de equipamentos de série

Você compraria um carro elétrico? Como sempre dizemos, o mercado de automóveis com motores eletrificados está cheio de opções das mais variadas carrocerias. Entretanto, os preços estão razoavelmente salgados. Hoje, iremos falar de duas opções com preços interessantes e perfeitos para o trânsito nas grandes cidades. Os hatches Nissan Leaf e Renault Zoe E-TECH se destacam pela praticidade.

As versões aqui são as mais completas de cada automóvel: o Renault Zoe Intense e o Nissan Leaf ZE.

Nissan Leaf ou Renault Zoe? Qual elétrico vale a pena comprar?

Começando falando do veículo que passou por uma reestilização no último mês. O novo Zoe é um dos carros elétricos mais vendidos na Europa e agora chega a sua segunda geração. No lado externo, capô e para-choque (com faróis de neblina) foram redesenhados. Além disso, foi adicionado novas entradas de ar e lanternas traseiras em full LED. O interior também foi modificado e ficou mais tecnológico.

Foto: Divulgação/Nissan Brasil

O novo motor R 135 pode gerar agora 135 cv de potência máxima e 25 kgfm de torque. De acordo com a montadora francesa, ele pode acelerar de 0 a 100 em 9,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 140 km/h. Seu câmbio é o automático de seis marchas.

Mas se engana quem pensa que o Nissan Leaf fica muito atrás. Sua atual versão (a segunda) foi apresentada em 2019 e já está alinhado com o resto da gama da montadora nipônica.  Seu propulsor elétrico tem potência máxima de 149 cv a 9.795 rpm e 32,6 kgfm de torque máxino. Com ele, o carro é capaz de atingir uma velocidade máxima de 149,7 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. Sua transmissão é automática.

Foto: Divulgação/Nissan Brasil

Foto: Divulgação/Renault Brasil

Além de ser mais veloz, o Leaf também se destaca pelo espaço interno maior e boa capacidade do bagageiro. Sua distância entre-eixos é de 2.700 mm e o porta-malas tem espaço para 435 litros. Por outro lado, com 1.565 mm de altura, 1.787 mm de largura e 4.087 de comprimento, o Zoe pode ser útil para quem vive intensamente a rotina de uma grande cidade.

Autonomia

O Zoe também se destaca na hora de rodar, visto que sua bateria de 52 kWh tem autonomia para 385 km quando carregada totalmente. Enquanto isso, o Leaf traz uma de 40 kWh que pode rodar sem parar por 270 km/h.

Foto: Divulgação/Nissan Brasil

Foto: Divulgação/Renault Brasil

Para recarregá-las, os donos podem usar diversos dispositivos (caseiros ou não). De acordo com a Nissan, o Leaf atinge sua carga total em: até 20 horas com carregador portátil; até 8 horas com Wallbox e até 40 minutos com uma conexão de recarga rápida de 50 kW.

Já o Renault Zoe: até 8h33 com Wallbox e 30 minutos em um terminal DC de 50kW.

Equipamentos de série

Foto: Divulgação/Renault Brasil

A versão completa do Renault Zoe E-TECH é a Intense. Ela está com preços a partir de R$ 219.990. Como foi dito acima, uma das novidades do carro é o novo interior. Destaque para a nova central multimídia Renault Easy Link de sete polegadas (a mesma do novo Duster).

O pequeno vem de série com ar-condicionado automático, piloto automático, vidros e travas elétricas, quatro airbags, assistente de frenagem de emergência, freios ABS, faróis de neblina, luzes de condução diurna, controle de estabilidade, monitoramento de ponto cego, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor crepuscular, sensor de chuva, volante revestido em couro e entre outros.

Foto: Divulgação/Nissan Brasil

Do mesmo modo, o Nissan Leaf ZE é um carro bastante completo. Entretanto, custa mais caro. Ele está custando R$ 268.600 e também tem um sistema multimídia de (só que oito polegadas).

Ele vem com bancos de couro nos bancos, apoio de braço dianteiro, banco de motorista com ajuste manual, volante com comandos de áudio/telefone, painel de instrumentos multifuncional (tela de sete polegadas), vidros e travas elétricas, volante com revestimento em couro, luzes diurnas em DRL, retrovisores externos com indicador de direção em LED, ar-condicionado automático, bancos dianteiros com aquecimento, chave inteligente presencial (i-key), piloto automático inteligente, visão 360º inteligente, alerta inteligente de mudança de faixa, alerta inteligente de tráfego cruzado e entre outros.

Conclusão

Assim sendo, os dois carros são boas opções de veículos com motorização mais sustentável. O novo Renault Zoe tem muitas novidades interessantes, é o mais barato e roda mais com as baterias 100% carregadas. Um carro ideal para enfrentar o trânsito. Porém, o Nissan Leaf é maior, mais potente e tem sistemas de segurança mais tecnológicos. Mesmo mais caro, pode ser uma ótima escolha.

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA