Nissan lança rota de carregadores rápidos para carros elétricos no Sul

Parceria da Nissan lança a Rota Sul, rede de eletropostos com carregadores rápidos para carros elétricos, interligando cidades da Região Sul.

A Nissan se uniu a outras três empresas para lançar a Rota Sul, primeira rede privada de eletropostos com carregadores rápidospara carros elétricos, interligando as capitais e cidades importantes da Região Sul. Pelo projeto, desenvolvido em parceria com a Movida, a Rede de Postos SIM e a Zletric, serão instalados nove pontos com carregadores.

“A Rota Sul vai oferecer soluções de recarga com conveniência e segurança nas rodovias, já que todos os equipamentos ficarão dentro de postos de gasolina da Rede SIM, para que o usuário do veículo elétrico consiga viajar sem se preocupar”, afirma a montadora japonesa em nota à imprensa.

Saiba aonde estão localizados os carregadores para carros elétricos da Rota Sul

Pontos de regarga rápida na Rota Sul (Imagem: Divulgação/Nissan)

“A mobilidade elétrica já está no nosso dia a dia; ela não é mais o futuro, é o presente”, afirma Pedro Schaan, CEO da Zletric, empresa especializada em soluções para a recarga de veículos elétricos no Brasil. “A maioria das cidades já está coberta com carregadores para carros elétricos. Agora queremos oferecer essa tranquilidade também nas estradas do Brasil”, explica.

Com a iniciativa, será possível sair de São Paulo (SP) e ir até Punta del Este, no Uruguai, com a segurança de que haverá carregadores rápidos para carros elétricos a cada 200 km.

Serão cinco carregadores rápidos, modelo 60Kw com conectores CCS e Chademo, que entrarão em funcionamento nas próximas semanas:

  • Rio Grande do Sul – São Sebastião do Caí, Gravataí, Gramado e Três Cachoeiras; 
  • Santa Catarina – Laguna. 

Até outubro, outras quatro cidades terão eletropostos em funcionamento: 

  • Rio Grande do Sul – Caxias do Sul  e Bento Gonçalves; 
  • Santa Catarina  Itajaí e Araquari.

Os carregadores rápidos do Posto SIM Retro, localizado na RS-122 em São Sebastião do Caí, parada tradicional no trajeto entre a Serra Gaúcha e Porto Alegre, e do Posto SIM da Freeway, em Gravataí, na autoestrada que interliga o litoral gaúcho à capital, já estão disponíveis para os usuários. 

Segundo Schaan, a ideia é que até o fim do ano, a Rota Sul atenda os três Estados da região Sul, incluindo o Paraná.

Investimento privado

Recarga do Nissan Leaf (Foto: Divulgação/Nissan)

Os locais de implementação das estações de recarga são os postos da Rede SIM. São espaços seguros, com boa infraestrutura e opções de consumo para o período de carregamento. 

“Buscamos acompanhar as tendências de mobilidade para entregar aquilo que as pessoas precisam. Os carros elétricos já são uma realidade, e o objetivo do nosso investimento é suprir a necessidade daqueles que estão na estrada, precisando de um carregamento de conveniência”, explica Diego Argenta, superintendente de Varejo da Rede SIM.

O investimento é todo privado. Como o custo de um carregador rápido é elevado, foi feita essa parceria para a viabilização do projeto. Nessa primeira fase, foram investidos cerca de R$ 2,4 milhões. “É um investimento relevante, mas que fará a diferença para a democratização do veículo elétrico no País”, pontua o CEO da Zletric.

A Movida, locadora de veículos, foi a primeira no setor a avançar na eletrificação de sua frota e a disponibilizar carros elétricos. “Impulsionar o ecossistema de mobilidade é um dos nossos objetivos e, com essa parceria, vamos contribuir para aumentar a oferta de infraestrutura de recarga, além de desmistificar e implementar a cultura do carro elétrico no País”, destaca Renato Franklin, CEO da Movida.

Para a Nissan, fabricante do Leaf – primeiro veículo elétrico produzido em larga escala no mundo e que é vendido no Brasil desde 2019 –, a Rota Sul reforça o objetivo da marca de contribuir para a mobilidade elétrica. “O compromisso da Nissan com a eletrificação vai muito além da simples oferta de veículos elétricos no País”, afirma Humberto Gomez, diretor de Marketing da Nissan do Brasil. 

“Temos como missão desenvolver esta nova cultura da mobilidade, por meio de acordos que incentivem o uso dos elétricos e apoiem o estudo da tecnologia e soluções ligadas à eletrificação”, aponta Gomez.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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