Nissan vai investir 1,4 bilhão de dólares para zerar emissões

A montadora japonesa Nissan Motor Co. assinou um contrato de empréstimo verde sindicalizado de 1,4 bilhão de dólares (aproximadamente R$ 7,3 bilhão) intermediado pelo Banco Mizuho. A Nissan utilizará o empréstimo para investir em seus projetos relacionados à mobilidade limpa e avançar em seu programa de eletrificação de longo prazo e suas ambições de neutralidade de carbono. 

Veja como a Nissan vai usar investimento para zerar emissões

Nissan Ariya (Foto: Divulgação/Newspress)

A duração do contrato de empréstimo será de cinco e sete anos. Com esta primeira captação de recursos desde que lançou a Estrutura de Financiamento Sustentável da Nissan, em julho, a empresa está intensificando seu programa de investimentos em eletrificação, denominado Nissan Ambition 2030. 

Os recursos do empréstimo custearão projetos verdes elegíveis definidos no framework, como P&D, investimentos e despesas com projetos, desenvolvimento e produção de veículos de emissão zero, bem como componentes para veículos elétricos ou outras iniciativas futuras com foco em carbono neutro.

VEJA TAMBÉM

Como pioneira em veículos elétricos, a Nissan está acelerando a eletrificação e a inovação tecnológica para otimizar sua estratégia de mobilidade limpa e emissão zero. A marca quer realizar a transformação por meio de uma gama de veículos eletrificados de alto valor para os clientes:

“A assinatura do empréstimo verde representa a mais nova iniciativa para posicionar a sustentabilidade no coração do negócio da Nissan, refletindo seu propósito corporativo de impulsionar a inovação para enriquecer a vida das pessoas.”

Programa Ambition 2030 foca na eletrificação

Nissan Ambition 2030 visa criar valor para além da mobilidade (Foto: Divulgação/Nissan)

Por meio de sua visão de longo prazo, o programa Nissan Ambition 2030, a montadora japonesa de veículos visa criar valor para além da mobilidade, colocando a eletrificação no centro de sua estratégia empresarial. A marca está num processo contínuo de incorporar a sustentabilidade em todos os aspectos do negócio para oferecer soluções de mobilidade e práticas organizacionais, visando contribuir para um mundo mais limpo, seguro e inclusivo.

A marca assumiu o compromisso de se tornar neutra em carbono ao longo do ciclo de vida dos produtos, até o ano de 2050. A transformação para reduzir a pegada de carbono já está em progresso. 

A introdução do Nissan EV36Zero, uma plataforma de veículos elétricos (EVs) no Reino Unido, que cria um ecossistema pioneiro de fabricação desse tipo de veículo em todo o mundo, foi anunciada em julho de 2021. Com investimentos da ordem de 1 bilhão de libras esterlinas (cerca de R$ 6 bilhões), esse centro de EVs estabelecerá uma nova solução de 360 graus para motorização livre de emissões.

O lançamento mundial, em 2020, do Nissan Ariya – primeiro crossover totalmente elétrico da marca – também estabelece um marco importante no plano de transformação da fabricante.

Na América do Sul, a busca por uma direção mais limpa e eficiente resultou na apresentação de uma versão renovada do Leaf, veículo 100% elétrico que inaugurou a categoria na região em 2019.

Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
Fechar

Veja também:

Sair da versão mobile