Nissan desenvolve nova tecnologia de assistência à prevenção de colisões

Nova tecnologia Nissan está em teste: novo dispositivo usa informações em tempo real sobre ambiente para evitar colisões. Veja os detalhes!

A Nissan está desenvolvendo uma nova tecnologia de assistência ao condutor. O novo dispositivo utiliza informações precisas e em tempo real sobre o ambiente no entorno do veículo para melhorar a capacidade de evitar colisões.

Um veículo de testes foi utilizado nas instalações da Nissan no Japão para demonstrar como esta tecnologia pode funcionar automaticamente em manobras para evitar colisões. Veja!

nissan tecnologia

Nissan Pro Pilot

Nova tecnologia testada pela Nissan dá assistência ao condutor para melhorar a prevenção de colisões

A tecnologia de percepção real do entorno (ground truth perception, em inglês) que está sendo desenvolvida pela Nissan reúne informações de câmeras, radares e sensores LiDAR de última geração e alta performance.

A tecnologia pode detectar o formato e a distância de objetos, bem como a estrutura da área no entorno do veículo, com um alto nível de precisão e em tempo real. 

Quando utiliza essas informações, o veículo tem condições de analisar a situação atual instantaneamente, tomando decisões de forma automática para realizar as manobras necessárias para evitar colisões. Essa tecnologia também pode detectar lentidões no trânsito e obstáculos na pista à distância, mudando de faixa de rodagem conforme a situação. 

A tecnologia pode, sobretudo, aumentar o nível de assistência ao motorista em áreas onde informações detalhadas de geolocalização não estão disponíveis.

“Estamos convencidos que a tecnologia de percepção real do entorno que estamos desenvolvendo contribuirá significativamente no futuro para aumentar a confiança dos motoristas e reduzir acidentes de trânsito, bem como para a condução autônoma”, afirma Takao Asami, vice-presidente mundial sênior de Pesquisa e Desenvolvimento da Nissan.

Nissan nova tecnologia

Imagem: Nissan

Entenda o que é o LiDAR

O Light Detection and Ranging (LiDAR) é um sensor 3D de luz pulsada que, além de aferir distâncias, também consegue medir volumes com precisão e rapidez, por meio de seu laser. Presente em celulares, scanners 3D, tablets, drones e até mesmo em carros, o sensor pulsa e capta uma média de 300 mil a 1 milhão de pontos por segundo. 

Um feixe de luz laser rebate na superfície à sua frente e o LiDAR cria um mapa digital tridimensional do ambiente ou objeto escaneado.

A Nissan está trabalhando em parceria com empresas de ponta na pesquisa e desenvolvimento dessa tecnologia e no compartilhamento de conhecimento. O sensor LiDAR de última geração que está sendo integrado ao sistema é um item crucial. 

Desenvolvido em colaboração com a empresa Luminar, o dispositivo da Nissan utiliza tecnologias que ocupam a liderança mundial na área. Já em relação ao controle avançado para evitar colisões, é fundamental desenvolver tecnologias de verificação altamente precisas que funcionam em ambiente digital.

“Para isso, a Nissan está trabalhando em conjunto com a Applied Intuition, que conta com tecnologias de simulação de vanguarda”, afirma a montadora japonesa em nota.

Imagem: Nissan

As tecnologias de assistência ao motorista que permitem evitar acidentes de grande complexidade são essenciais na era dos carros autônomos, que está próxima de se tornar uma realidade. 

A Nissan planeja concluir o desenvolvimento de sua tecnologia de percepção real do entorno até meados desta década de 2020. O sistema estará inicialmente disponível em novos modelos específicos, para ser posteriormente instalado nos novos modelos até o ano fiscal de 2030.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA