Nissan e NASA irão desenvolver novas baterias para carros elétricos

A Nissan é uma das marcas que pretendem usar baterias de estado sólido. Ela contará com uma ajuda da NASA para a fabricação deste item.

Um dos componentes mais importantes em um carro elétrico é a bateria que alimenta o motor. Hoje, as mais comuns são de íons de lítio. No entanto, algumas marcas pretendem usar baterias de estado sólido, como a Nissan. A marca contará com uma ajuda da NASA para a fabricação deste item que oferece várias vantagens aos motoristas. 

Os primeiros automóveis da Nissan equipados com uma bateria de estado sólido deve surgir em 2028 (Foto: Divulgação/Nissan)

Veja detalhes sobre a bateria de estado sólido que a Nissan está desenvolvendo com a NASA

A informação é do portal de notícias CBS News. De acordo com ele, as duas empresas contam ainda com a ajuda da Universidade da Califórnia no desenvolvimento da peça. No caso, elas estão fazendo testes em vários materiais. Isso é o que disse Kazuhiro Doi, vice-presidente corporativo da fabricante à imprensa.

Foto: Divulgação/Nissan

Existe a expectativa é que esta nova comece a ser feita no ano de 2024. Ela seria produzida na cidade de Yokohama. No local, espera-se que a Nissan abra uma fábrica piloto daqui há dois anos.

Já a troca das baterias usadas atualmente por estas novas aconteceria quatro anos depois. Ou seja, existe a expectativa de termos aqui um lançamento com tal tecnologia.

Como foi dito acima, as artes envolvidas no desenvolvimento estão fazendo testes marca de alguns materiais. Doi disse que com o intuito de evitar a utilização de materiais mais caros e difíceis de se encontrar, a Nissan e a NASA estão usando uma “plataforma de de informática de material original”.

Foto: Divulgação/Nissan

Ou seja, uma espécie de banco de dados computadorizados (chamada de “plataforma de informática de material original”). Este possui a missão de fazer um teste para encontrar a melhor combinação entre os materiais. A Nissan disse que “a bateria seria estável o suficiente para ser usada em marca-passos”.

E estas novas baterias teriam vantagens importantes. Uma delas é o tamanho. Estas baterias de estado sólido seriam menores. O que pode aumentar o espaço do carro. Outra vantagem é que o tempo de carregamento é menor. Estima-se que este novo componente poderia ser carregado totalmente em 15 minutos.

Outras marcas que devem seguir o mesmo caminho

O mercado de carros elétricos vem crescendo em várias partes do mundo. As vendas e o números de modelos equipados com este sistema não param de crescer. E as marcas vão buscando novas soluções neste segmento. O desenvolvimento e a produção de baterias em estado sólido estão nos planos de algumas marcas bastante conhecidas.

A Toyota é uma delas. Em entrevista ao site Autoline, o cientista-chefe da montadora e chefe do Instituto de Pesquisa Toyota, Gill Pratt, disse que esta tecnologia pode estar presente em carros híbridos da marca, que devem ser lançados nos próximos anos. O mesmo acontece com a Ford e a Volkswagen.

Nissan carros elétricos: o Ambition 2030

Nissan Kicks e-Power (Foto: Divulgação/Nissan)

O desenvolvimento de baterias de estado sólido faz parte do plano Nissan Ambition 2030. Este foi anunciado no ano passado. De acordo com ele, a marca irá investir o equivalente a US$ 17,6 bilhões até o ano de 2026. A marca também realizará o lançamento de 23 carros eletrificados até 2030. Sendo que 15 deles serão totalmente elétricos.

Este número total também conta carros com a tecnologia e-Power e carros da Infiniti. Além disso, o plano fala das expectativas de vendas. A marca do Japão espera ter um mix de vendas de carros eletrificados de mais 75% no continente europeu até 2026. Enquanto isso, no mercado japonês, espera-se que esta porcentagem seja de 55%.

Agora, falando dos mercados da China e dos Estados Unidos, a expectativa é de 40%. No caso dos EUA, a expectativa é para o ano de 2030. Você pode conferir mais detalhes aqui.

Com informações de CBS News

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile