Nissan Ariya com preparação off-road vai percorrer 27 mil km em expedição
Para demonstrar a capacidade dos carros elétricos, o Nissan Ariya vai percorrer uma expedição do Polo Norte Magnético até o Polo Sul
A Nissan se juntou a equipe de expedição “Pole to Pole” para realizar uma jornada com o seu modelo elétrico Ariya. O veículo, adaptado para percursos off-road, vai percorrer uma viagem de 27 mil km, desde o Polo Norte Magnético até o Polo Sul, para demonstrar a capacidade dos carros elétricos.
Saiba como será a expedição com carro elétrico da Nissan
A expedição será iniciada em março, liderada pelo casal Chris e Julie, que vai conduzir a equipe de expedição “Pole to Pole” com um modelo adaptado para percursos off-road do elétrico Nissan Ariya. A empresa Arctic Trucks, especialista em veículos para expedições polares, trabalhou em parceria com as equipes de Engenharia e Design da Nissan para preparar o Ariya para condições difíceis.
As mudanças ocorreram na suspensão e na inclusão de pneus de 39 polegadas. Combinadas com a tecnologia de tração integral elétrica e-4Orce, as mudanças vão permitir ao carro da expedição enfrentar terrenos extremos, além de oferecer maior controle e conforto para chegar ao Polo Sul, percorrendo 27 mil quilômetros. Bateria ou motor não foram alterados.
“Uma das coisas que servem de base para todas as aventuras com um veículo elétrico de produção em série é fazer mudanças mínimas para demonstrar claramente suas capacidades reais de uso no dia a dia, independentemente de onde você está dirigindo”, destacou Chris Ramsey, líder da expedição elétrica Pole to Pole.
A expedição tem como principal objetivo demonstrar a capacidade dos veículos elétricos e destacar ações positivas contra a crise climática. Além disso, a jornada está alinhada ao Nissan Ambition 2030, que visa a eletrificação como protagonista nos veículos da montadora. Este projeto ambiciona entregar tecnologia e carros elétricos, pretendendo incorporar um mix global de eletrificação de mais de 50% nas marcas Nissan.
A bordo do Nissan Ariya e-4Orce, a expedição vai começar no Ártico indo até a Antártida, passando pelas Américas do Norte, Central e do Sul. A jornada irá percorrer por cenários como paisagens glaciais cobertas de neve, subidas de montanha e vastas dunas em meio ao deserto. Um segundo Nissan Ariya e-4Orce não modificado cumprirá a função de veículo de suporte através das Américas.
Como é o Nissan Ariya e-4Orce
O Nissan Ariya, que será usado na expedição, é um SUV 100% elétrico com autonomia estimada de até 580 km e tração integral e-4Orce. O modelo conta com bateria de 87 kWh de capacidade.
O conjunto gera potência de 394 cv (290 kW) e torque de 61,1 kgfm. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,1 segundos e a velocidade máxima é de 200 km/h.
Além disso, o veículo possui uma das tecnologias mais avançadas da Nissan de controle de tração integral. O sistema gerencia precisamente a potência e a performance de frenagem, permitindo entregar suavidade e estabilidade.
O modelo já está sendo comercializado no Japão, Europa e EUA. No Brasil, o Nissan Ariya ainda não tem previsão de chegada.
Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.