Nissan desenvolve picape de resgaste de emergência baseada na Frontier

A Nissan aproveita a sua participação no Salão de Veículos Comerciais de Hannover, na Alemanha – o evento termina hoje (29) -, para apresentar a picape conceitual Navara (ou Frontier, no Brasil) EnGuard Concept. O modelo utilizou como base a nova geração do veículo, que ainda não desembarcou em território nacional.

A proposta é ser um utilitário de resgate em situações emergenciais. Por isso, ele conta com visual off-road, além de ter duas baterias portáteis que podem ser utilizadas como fonte de energia em resgates. Para mantê-las sempre carregadas, a energia gerada pelo motor 2.3 L biturbo a diesel é enviada para as baterias quando o veículo fica parado.

Na caçamba também estão duas bandejas de fibra de vidro pull-out. A superior contém itens leves, como rádios bidirecionais, cordas e um machado. Já a inferior é mais profunda e mais estreita, armazenando itens maiores, como um tanque de oxigênio e kit de reanimação, coletes salva-vidas e auxiliares de flutuação.

Um drone DJI Phantom 4 com teto operacional de 6.000 metros também foi adicionado na picape. Ele pode voar a velocidades de até 20 metros por segundo, por cerca de 30 minutos, e retransmitir imagens do que está em volta do carro-conceito – as imagens são vistas em uma tela HD instalada na parede da caçamba.

Para atuar em missões de resgate, a Navara EnGuard Concept recebeu outras mudanças estruturais. A altura em relação ao solo foi aumentada em 50 mm. Já o teto da cabine ficou 136 mm mais alto que na picape de produção.

Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

wpDiscuz
Sair da versão mobile