Nissan desenvolve picape de resgaste de emergência baseada na Frontier

A Nissan aproveita a sua participação no Salão de Veículos Comerciais de Hannover, na Alemanha – o evento termina hoje (29) -, para apresentar a picape conceitual Navara (ou Frontier, no Brasil) EnGuard Concept. O modelo utilizou como base a nova geração do veículo, que ainda não desembarcou em território nacional.

A proposta é ser um utilitário de resgate em situações emergenciais. Por isso, ele conta com visual off-road, além de ter duas baterias portáteis que podem ser utilizadas como fonte de energia em resgates. Para mantê-las sempre carregadas, a energia gerada pelo motor 2.3 L biturbo a diesel é enviada para as baterias quando o veículo fica parado.

Na caçamba também estão duas bandejas de fibra de vidro pull-out. A superior contém itens leves, como rádios bidirecionais, cordas e um machado. Já a inferior é mais profunda e mais estreita, armazenando itens maiores, como um tanque de oxigênio e kit de reanimação, coletes salva-vidas e auxiliares de flutuação.

Um drone DJI Phantom 4 com teto operacional de 6.000 metros também foi adicionado na picape. Ele pode voar a velocidades de até 20 metros por segundo, por cerca de 30 minutos, e retransmitir imagens do que está em volta do carro-conceito – as imagens são vistas em uma tela HD instalada na parede da caçamba.

Para atuar em missões de resgate, a Navara EnGuard Concept recebeu outras mudanças estruturais. A altura em relação ao solo foi aumentada em 50 mm. Já o teto da cabine ficou 136 mm mais alto que na picape de produção.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Leo Alves
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

ASSISTA AGORA