Nissan apresenta crossover esportivo em Frankfurt

Híbrido Gripz Concept é a aposta da marca para o segmento 

Nissan Gripz Concept: um conceito esportivo radical
Design do Gripz Concept é uma homenagem ao 240Z | Foto: Divulgação

Durante o Salão Internacional de Frankfurt, na Alemanha, que abre as portas oficialmente no sábado, dia 19 de setembro, a Nissan mostrará algumas novidades, e uma das principais atende pelo nome de Gripz Concept, e é a aposta da marca para o mercado de crossovers compactos.

Seu design presta homenagem ao Nissan 240Z, carro vencedor de diversos ralis de safári na década de 1970. Ela conta uma linha de cintura alta, suspensão reforçada e acabamento preto para o capô e porta-malas com uma cor vermelho-alaranjado profunda na carroceria.

O modelo também traz alguns elementos das bicicletas de corrida ao utilizar estrutura de carbono que recebeu painéis robustos como revestimento blindado. Mesmo sendo um 2+2, o modelo tem fácil acesso ao interior por conta da ausência da coluna B. Suas dimensões são as seguintes: 4,10 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,50 m de altura e 2,58 m de entreeixos.

|Foto: Divulgação
Protótipo é equipado com motor a combustão e elétrico |Foto: Divulgação

Mais uma vez apostando na tecnologia sustentável, a Nissan optou por sistemas híbrido e elétrico para mover o Gripz Concept. Desta forma, um motor a gasolina é usado para alimentar o propulsor elétrico, o mesmo utilizado no LEAF.

Por dentro, o painel de instrumentos tem estilo Gliding Wing com design mais refinado. Os assentos e o console central têm visual desenhado a partir de bicicletas, assim como as maçanetas das portas. Já o volante tem três raios e replica o estilo das rodas.

Outras atrações

Dividindo espaço com o crossover, o estande da Nissan terá a presença da picape NP300 Navara, da linha 2016 do LEAF e dos crossovers Qashqai, X-Trail e Juke.

A picape NP300 Navara faz sua estreia em solo europeu e traz como principais inovações o Around View Monitor (AVM), sistema com câmeras em torno do veículo, e o dispositivo de frenagem de emergência Forward Emergency Braking (FEB).

Já o elétrico LEAF conta agora com baterias mais eficientes que proporcionam autonomia de 250 km com uma única carga, 26% a mais do que na anterior. Ele também ganhou novo sistema de entretenimento com recursos que permitem a conexão do carro com smartphones.

O X-Trail, por sua vez, apresenta um motor 1.6 recém-lançado e movido a diesel. O Qashqai e o Juke mantêm os estilos que os consagraram. Enquanto o primeiro atingiu a marca de 500 mil unidades produzidas em 21 meses com a geração mais recente, o segundo é apontado com o crossover preferido dos europeus há cinco anos.

Rodrigo LoureiroRodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar