Nissan anuncia sistema para venda de energia não utilizada dos carros elétricos
Por enquanto, a nova tecnologia estará disponível apenas no mercado europeu
A Nissan se uniu a Endesa, empresa espanhola que atua na distribuição de gás natural e na geração e distribuição de energia elétrica, para a comercialização do sistema de gestão de rede de energia elétrica V2G, que permite aos proprietários dos modelos Nissan e-NV200 e LEAF a venda da energia não utilizada das baterias dos veículos à rede de distribuição. Por enquanto a novidade é restrita ao mercado europeu.
Como explica a montadora, o novo sistema permite o gerenciamento da energia por meio de um carregador bidirecional e pode ser alimentado a partir do fornecimento normal de energia elétrica e de painéis solares ou turbinas eólicas instaladas na propriedade do usuário.
As duas empresas vão trabalhar juntas para tornar comercialmente viável a tecnologia. “A Nissan irá cooperar com a Endesa para aumentar o apelo dos veículos 100% elétricos na Espanha e em outros países, a capacidade de vender energia à rede significará uma vantagem extra aos nossos clientes, que é ganhar dinheiro” afirma Marco Toro, diretor da Nissan Ibérica.
José Bogas, diretor presidente da Endesa, acrescenta: “Graças a esta tecnologia os veículos elétricos passarão a fazer parte do sistema elétrico, introduzindo uma nova capacidade de armazenamento e demonstrando que a energia contida em um veículo elétrico pode ser usada para outros fins além da mobilidade”.