A Nissan anunciou na segunda-feira (25) que todos os seus novos modelos europeus serão totalmente elétricos e que planeja vender apenas carros elétricos na Europa até 2030.
Com essa decisão, ela se junta a um número crescente de fabricantes que estão migrando para eletrificação até o final desta década. Conheça os planos da marca japonesa para o continente.
Até o final desta década, Nissan venderá na Europa apenas carros elétricos
“Não há como voltar atrás agora”, afirma o CEO da Nissan, Makoto Uchida, em comunicado.
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A montadora japonesa enfatizou que um dos dois novos modelos elétricos já confirmados para a Europa será produzido em sua fábrica de Sunderland, no nordeste da Inglaterra.
Os fabricantes de automóveis queixam-se de que o não cumprimento das “regras de origem” pactuadas no acordo entre o Reino Unido e a União Europeia no Brexit poderá resultar em tarifas de 10% para os carros elétricos comercializados entre britânicos e o bloco já em janeiro de 2024.
Porém, o presidente da Nissan para África, Médio Oriente, Índia, Europa e Oceânia, Guillaume Cartier, já disse em entrevistas que os carros fabricados em Sunderland cumpririam as regras acordadas.
No início deste ano, a Nissan aumentou as suas metas para carros elétricos à medida que tenta recuperar o atraso num segmento dominado por novos participantes do mercado global, como a Tesla e marcas chinesas.
A montadora japonesa prometeu lançar 19 novos modelos elétricos até 2030.
Falando aos repórteres em Londres depois de revelar um conceito de veículo elétrico (EV), Uchida recusou-se a fornecer um cronograma relativo ao lançamento desses primeiros EVs.
A Nissan também afirmara anteriormente que no ano fiscal que termina em 31 de março de 2027, 98% das suas vendas na Europa seriam eletrificadas – ou seja, carros totalmente elétricos ou híbridos.
O novo objetivo de se tornar totalmente elétrica na Europa até 2030 coloca a Nissan em linha com seu parceiro de Aliança – a Renault, que planeja tornar-se uma marca totalmente elétrica até essa data.
A Ford e a Stellantis também planeiam ser totalmente elétricas na Europa até 2030. A Volvo planeia vender apenas EVs globalmente até 2030.
Uchida disse a repórteres que, em meio à concorrência de custos mais baixos das montadoras chinesas, a Nissan está trabalhando para reduzir seus próprios custos, à medida em que investe pesadamente em eletrificação.
“Há muita competição acontecendo. Os chineses estão chegando em massa; eles avançaram muito, muito mais rápido do que esperávamos”, destacou o CEO da Nissan.
Com informações da Agência Reuters.
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