NGK traz vela de ignição com rosca orientada ao Brasil; modelos VW já contam com componente
Com tecnologia desenvolvida no Japão, a vela de ignição com rosca orientada passou a ser comercializada recentemente no Brasil pela NGK, empresa especialista em sistema de ignição. Basicamente, a função do componente é melhorar a eficiência na queima de combustível e, consequentemente, a melhoria nos níveis de emissões de gases poluentes.
“As velas de ignição com rosca orientada estão presentes nos motores mais modernos, tanto no Brasil quanto na Europa”, explica Hiromori Mori, consultor de assistência técnica da NGK do Brasil.
O componente equipa os mais recentes lançamentos da indústria automotiva, como os novos modelos dotados de motor 1.0 TSI e 1.4 TFSI, da Volkswagen (como UP!, Virtus, Polo, T-Cross). Propulsores de veículos como Audi A3 1.4 16v TFSI também estão aptos para instalação.
Para uso desta tecnologia, os cabeçotes (parte superior do motor) também precisam possuir rosca orientada. A abertura dos eletrodos deve ficar voltada para o fluxo de combustível dentro da câmara de combustão. Isso resulta no melhor aproveitamento da mistura ar/combustível e, consequentemente, mais economia e aumento de desempenho.
“Pouco tempo atrás, a técnica de direcionar o eletrodo da vela era aplicada em veículos de alta performance e de competição. Agora, esta tecnologia já está disponível originalmente em alguns modelos nacionais de veículos”, enfatiza o especialista.
“Ao contrário das velas de ignição convencionais, as velas com rosca orientada devem ser milimetricamente alinhadas à rosca do cabeçote. A ação exige que o profissional da reparação sempre utilize um torquímetro, ferramenta que permite a aplicação do torque correto de aperto da vela”, salienta Mori.
Cuidados no momento da reparação Em motores que possuem a tecnologia de rosca orientada é, sempre, necessário a aplicação de vela específica, uma vez que o uso de outras velas pode afetar o desempenho do motor, o consumo de combustível e, até mesmo, acarretar no acendimento da luz de injeção
A NGK disponibiliza ampla gama de velas de ignição com rosca orientada também no mercado de reposição. “Cabe salientar que nem todas as velas com arruela de vedação sólida feitas em cobre são, necessariamente, dotadas de rosca orientada”, recomenda o especialista.
Veículos que utilizam a tecnologia de rosca orientada não permitem reparos na rosca da vela no cabeçote, uma vez que, além de alterar a posição do eletrodo na câmara de combustão, a ação afeta a troca térmica entre a vela e o cabeçote.
—
Carros testados
Na galeria, confira alguns veículos avaliados pelo Garagem360.
Melhores carros testados – Chevrolet Camaro SS. O teste completo está aqui: https://bit.ly/2TiFHh2 |Foto: Leo Alves/Garagem360
Chevrolet Camaro SS. O teste completo está aqui: https://bit.ly/2TiFHh2 |Foto: Leo Alves/Garagem360
Chevrolet Camaro SS. O teste completo está aqui: https://bit.ly/2TiFHh2 |Foto: Leo Alves/Garagem360
Honda WR-V EXL 2019. O teste completo está aqui: https://bit.ly/2ujctVh |Foto: Leo Alves/Garagem360
Honda WR-V EXL 2019. O teste completo está aqui: https://bit.ly/2ujctVh |Foto: Leo Alves/Garagem360
Honda WR-V EXL 2019. O teste completo está aqui: https://bit.ly/2ujctVh |Foto: Leo Alves/Garagem360
Hyundai HB20S Premium. O teste completo está aqui: https://bit.ly/2Y8Bhgc |Foto: Leo Alves/Garagem360
Hyundai HB20S Premium. O teste completo está aqui: https://bit.ly/2Y8Bhgc |Foto: Leo Alves/Garagem360
Hyundai HB20S Premium. O teste completo está aqui: https://bit.ly/2Y8Bhgc |Foto: Leo Alves/Garagem360
Toyota Yaris Sedan. O teste completo está aqui: https://bit.ly/2BvMDRI |Foto: Leo Alves/Garagem360
Toyota Yaris Sedan. O teste completo está aqui: https://bit.ly/2BvMDRI |Foto: Leo Alves/Garagem360
Toyota Yaris Sedan. O teste completo está aqui: https://bit.ly/2BvMDRI |Foto: Leo Alves/Garagem360
Nesta galeria, confira os melhores carros testados pelo Garagem360. Na foto, o Honda CR-V Touring. O teste completo está aqui: https://is.gd/CfDiXz |Foto: Leo Alves/Garagem360
Honda CR-V Touring. O teste completo está aqui: https://is.gd/CfDiXz |Foto: Leo Alves/Garagem360
Honda CR-V Touring. O teste completo está aqui: https://is.gd/CfDiXz |Foto: Leo Alves/Garagem360
Tracker Midnight 2019. Confira o teste completo em http://tny.im/KdTZy. | Crédito: Leo Alves/Garagem360
Tracker Midnight 2019. Confira o teste completo em http://tny.im/KdTZy. | Crédito: Leo Alves/Garagem360
Tracker Midnight 2019. Confira o teste completo em http://tny.im/KdTZy. | Crédito: Leo Alves/Garagem360
Chevrolet Tracker LTZ. Confira o texto completo em https://goo.gl/ywckW3 |Foto: Leo Alves/Garagem360
Chevrolet Tracker LTZ. Confira o texto completo em https://goo.gl/ywckW3 |Foto: Leo Alves/Garagem360
Chevrolet Tracker LTZ. Confira o texto completo em https://goo.gl/ywckW3 |Foto: Leo Alves/Garagem360
Honda Civic Sport. Confira o teste completo em https://goo.gl/TzMTr1 | Crédito: Paulo Basso Jr/Garagem360
Honda HR-V. Confira o teste completo em https://goo.gl/fP9fRS | Crédito: Paulo Basso Jr/Garagem360
Honda Fit EXL. Confira o teste completo em https://goo.gl/YeQzHB | Crédito: Paulo Basso Jr/Garagem360
Honda Fit EXL. Confira o teste completo em https://goo.gl/YeQzHB | Crédito: Paulo Basso Jr/Garagem360
Honda Fit EXL. Confira o teste completo em https://goo.gl/YeQzHB | Crédito: Paulo Basso Jr/Garagem360
Honda City EX. Confira o teste completo em https://goo.gl/uuGvA6 | Crédito: Leo Alves/Garagem360
Honda City EX. Confira o teste completo em https://goo.gl/uuGvA6 | Crédito: Leo Alves/Garagem360
Honda City EX. Confira o teste completo em https://goo.gl/uuGvA6 | Crédito: Leo Alves/Garagem360
Nissan March 1.6 SL. Confira o teste completo em https://goo.gl/ZTviFD | Crédito: Leo Alves/Garagem360
Nissan March 1.6 SL. Confira o teste completo em https://goo.gl/ZTviFD | Crédito: Leo Alves/Garagem360
Nissan March 1.6 SL. Confira o teste completo em https://goo.gl/ZTviFD | Crédito: Leo Alves/Garagem360
Hyundai HB20. Confira o teste completo em https://goo.gl/Y4Vby1 | Crédito: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Hyundai HB20. Confira o teste completo em https://goo.gl/Y4Vby1 | Crédito: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Hyundai HB20. Confira o teste completo em https://goo.gl/Y4Vby1 | Crédito: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Honda WR-V. Confira o teste completo em https://goo.gl/SSmGTj | Crédito: Leo Alves/Garagem360
Honda WR-V. Confira o teste completo em https://goo.gl/SSmGTj | Crédito: Leo Alves/Garagem360
Honda WR-V. Confira o teste completo em https://goo.gl/SSmGTj | Crédito: Leo Alves/Garagem360
Honda Civic Touring. Confira o teste completo em https://goo.gl/M4SS8t | Crédito: Leo Alves/Garagem360
Honda Civic Touring. Confira o teste completo em https://goo.gl/M4SS8t | Crédito: Leo Alves/Garagem360
Honda Civic Touring. Confira o teste completo em https://goo.gl/M4SS8t | Crédito: Leo Alves/Garagem360
Chevrolet Cruze LTZ. Confira o teste completo em https://goo.gl/SwXjZ3 | Crédito: Leo Alves/Garagem360
Chevrolet Cruze LTZ. Confira o teste completo em https://goo.gl/SwXjZ3 | Crédito: Leo Alves/Garagem360
Chevrolet Cruze LTZ. Confira o teste completo em https://goo.gl/SwXjZ3 | Crédito: Leo Alves/Garagem360
Volkswagen Polo Highline TSI. Confira o teste completo em https://goo.gl/NnhbMZ |Foto: Leo Alvez/Garagem360
Volkswagen Polo Highline TSI. Confira o teste completo em https://goo.gl/NnhbMZ |Foto: Leo Alvez/Garagem360
Volkswagen Polo Highline TSI. Confira o teste completo em https://goo.gl/NnhbMZ |Foto: Leo Alvez/Garagem360
Toyota Etios sedã X 1.5 AT. Confira o teste completo aqui: https://goo.gl/224eQW |Foto: Leo Alves/Garagem360
Toyota Etios sedã X 1.5 AT. Confira o teste completo aqui: https://goo.gl/224eQW |Foto: Leo Alves/Garagem360
Toyota Etios sedã X 1.5 AT. Confira o teste completo aqui: https://goo.gl/224eQW |Foto: Leo Alves/Garagem360
Peugeot 2008 Griffe 1.6 AT. Confira o teste completo aqui: https://goo.gl/tJVePF |Foto: Leo Alves/Garagem360
Peugeot 2008 Griffe 1.6 AT. Confira o teste completo aqui: https://goo.gl/tJVePF |Foto: Leo Alves/Garagem360
Peugeot 2008 Griffe 1.6 AT. Confira o teste completo aqui: https://goo.gl/tJVePF |Foto: Leo Alves/Garagem360
Honda Fit EXL. O teste completo está aqui: https://goo.gl/x9CCEu |Foto: Leo Alves/Garagem360
Honda Fit EXL. O teste completo está aqui: https://goo.gl/x9CCEu |Foto: Leo Alves/Garagem360
Honda Fit EXL. O teste completo está aqui: https://goo.gl/x9CCEu |Foto: Leo Alves/Garagem360
Audi A4 Ambition. O teste completo está aqui: https://goo.gl/NnCpVj |Foto: Paulo Basso Jr./Garagem360
Audi A4 Ambition. O teste completo está aqui: https://goo.gl/NnCpVj |Foto: Paulo Basso Jr./Garagem360
Audi A4 Ambition. O teste completo está aqui: https://goo.gl/NnCpVj |Foto: Paulo Basso Jr./Garagem360
Chevrolet Equinox Premier. O teste completo está aqui: https://goo.gl/Xwg6FU |Foto: Leo Alves/Garagem360
Chevrolet Equinox Premier. O teste completo está aqui: https://goo.gl/Xwg6FU |Foto: Leo Alves/Garagem360
Chevrolet Equinox Premier. O teste completo está aqui: https://goo.gl/Xwg6FU |Foto: Leo Alves/Garagem360
Honda HR-V LX. O teste completo está em: https://goo.gl/bHzVn7 |Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Honda HR-V LX. O teste completo está em: https://goo.gl/bHzVn7 |Foto: Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
Honda HR-V EX. O teste completo está aqui: https://goo.gl/xmNUUd |Foto: Leo Alves/Garagem360
Honda HR-V EX. O teste completo está aqui: https://goo.gl/xmNUUd |Foto: Leo Alves/Garagem360
Honda HR-V EX. O teste completo está aqui: https://goo.gl/xmNUUd |Foto: Leo Alves/Garagem360
Volkswagen Virtus MSI: o teste completo do modelo está aqui: https://wp.me/p8wO5A-gBn|Foto: Leo Alves/Garagem360
Volkswagen Virtus MSI: o teste completo do modelo está aqui: https://wp.me/p8wO5A-gBn|Foto: Leo Alves/Garagem360
Volkswagen Virtus MSI: o teste completo do modelo está aqui: https://wp.me/p8wO5A-gBn|Foto: Leo Alves/Garagem360
Volkswagen Up Pepper: o teste completo do modelo está aqui: https://wp.me/p8wO5A-gLN |Foto: Leo Alves/Garagem360
Volkswagen Up Pepper: o teste completo do modelo está aqui: https://wp.me/p8wO5A-gLN |Foto: Leo Alves/Garagem360
Volkswagen Up Pepper: o teste completo do modelo está aqui: https://wp.me/p8wO5A-gLN |Foto: Leo Alves/Garagem360
Citroën C3 Exclusive: o teste completo do modelo está aqui: https://wp.me/p8wO5A-gWD|Foto: Leo Alves/Garagem360
Citroën C3 Exclusive: o teste completo do modelo está aqui: https://wp.me/p8wO5A-gWD|Foto: Leo Alves/Garagem360
Citroën C3 Exclusive: o teste completo do modelo está aqui: https://wp.me/p8wO5A-gWD|Foto: Leo Alves/Garagem360
Peugeot 208 Griffe: o teste completo do modelo está aqui: https://wp.me/p8wO5A-h2x|Foto: Leo Alves/Garagem360
Peugeot 208 Griffe: o teste completo do modelo está aqui: https://wp.me/p8wO5A-h2x|Foto: Leo Alves/Garagem360
Peugeot 208 Griffe: o teste completo do modelo está aqui: https://wp.me/p8wO5A-h2x|Foto: Leo Alves/Garagem360
Chevrolet S10 Midnight: o teste completo está aqui: https://wp.me/p8wO5A-hlh |Foto: Leo Alves/Garagem360
Chevrolet S10 Midnight: o teste completo está aqui: https://wp.me/p8wO5A-hlh |Foto: Leo Alves/Garagem360
Chevrolet S10 Midnight: o teste completo está aqui: https://wp.me/p8wO5A-hlh |Foto: Leo Alves/Garagem360
Honda City EXL 2018: o teste completo está aqui: https://wp.me/p8wO5A-hC7 |Foto: Leo Alves/Garagem360
Honda City EXL 2018: o teste completo está aqui: https://wp.me/p8wO5A-hC7 |Foto: Leo Alves/Garagem360
Honda City EXL 2018: o teste completo está aqui: https://wp.me/p8wO5A-hC7 |Foto: Leo Alves/Garagem360
Honda Civic EX 2018: o teste completo está aqui: https://wp.me/p8wO5A-hIf |Foto: Leo Alves/Garagem360
Honda Civic EX 2018: o teste completo está aqui: https://wp.me/p8wO5A-hIf |Foto: Leo Alves/Garagem360
Honda Civic EX 2018: o teste completo está aqui: https://wp.me/p8wO5A-hIf |Foto: Leo Alves/Garagem360
Volvo V40: o teste completo está aqui: https://wp.me/p8wO5A-hFu |Foto: Paulo Basso Jr./Garagem360
Volvo V40: o teste completo está aqui: https://wp.me/p8wO5A-hFu |Foto: Paulo Basso Jr./Garagem360
Volvo V40: o teste completo está aqui: https://wp.me/p8wO5A-hFu |Foto: Paulo Basso Jr./Garagem360
A Chevrolet Spin Activ 7 2019. Confira a avaliação completa aqui: https://bit.ly/2QvLkbf |Foto: Leo Alves/Garagem360
A Chevrolet Spin Activ 7 2019. Confira a avaliação completa aqui: https://bit.ly/2QvLkbf |Foto: Leo Alves/Garagem360
A Chevrolet Spin Activ 7 2019. Confira a avaliação completa aqui: https://bit.ly/2QvLkbf |Foto: Leo Alves/Garagem360
Toyota Corolla Altis 2019. O teste completo está aqui: https://bit.ly/2OjwrY7 |Foto: Leo Alves/Garagem360
Toyota Corolla Altis 2019. O teste completo está aqui: https://bit.ly/2OjwrY7 |Foto: Leo Alves/Garagem360
Toyota Corolla Altis 2019. O teste completo está aqui: https://bit.ly/2OjwrY7 |Foto: Leo Alves/Garagem360
Volkswagen Golf Variant Comfortline 2019. O teste completo está aqui: https://bit.ly/2pesb1r |Foto: Leo Alves/Garagem360
Volkswagen Golf Variant Comfortline 2019. O teste completo está aqui: https://bit.ly/2pesb1r |Foto: Leo Alves/Garagem360
Volkswagen Golf Variant Comfortline 2019. O teste completo está aqui: https://bit.ly/2pesb1r |Foto: Leo Alves/Garagem360
Nissan Sentra SL 2019. O teste completo está aqui: https://bit.ly/2Ont4Qa |Foto: Leo Alves/Garagem360
Nissan Sentra SL 2019. O teste completo está aqui: https://bit.ly/2Ont4Qa |Foto: Leo Alves/Garagem360
Nissan Sentra SL 2019. O teste completo está aqui: https://bit.ly/2Ont4Qa |Foto: Leo Alves/Garagem360
Chevrolet Onix LT 2019. O teste completo está aqui: http://tny.im/srK0I |Foto: Leo Alves/Garagem360
Chevrolet Onix LT 2019. O teste completo está aqui: http://tny.im/srK0I |Foto: Leo Alves/Garagem360
Chevrolet Onix LT 2019. O teste completo está aqui: http://tny.im/srK0I |Foto: Leo Alves/Garagem360
Chevrolet S10 LTZ flex. Confira o teste completo em https://goo.gl/8NRuLL | Crédito: Leo Alves/Garagem360
Citroën C4 Picasso. Confira o teste completo em https://goo.gl/RasCRH | Crédito: Divulgação