NCAP faz teste com dos carros Hyundai; saiba quais foram os resultados

O teste de segurança veicular do Global NCAP realizou uma avaliação com os dois sedãs mais baratos da Hyundai vendidos no México e Estados Unidos, para comprovar o duplo padrão de segurança. De acordo com resultados, o carro vendido no México é menos seguro. Entenda os detalhes.

Veja os resultados do NCAP que avaliou dois veículos semelhantes
Veja os resultados do NCAP que avaliou dois veículos semelhantes (Foto: Divulgação)

Carros Hyundai: Global NCAP realiza teste para comprovar duplo padrão de segurança conforme o país

Com intuído te comprovar a diferença de segurança veicular entre os veículos oferecidos pelas montadoras em diversos países, o Global NCAP realizou um teste de colisão com dois modelos ofertados pela Hyundai em países que dividem  fronteira.

A avaliação foi feita com o Hyundai Grand i10 sedã, vendido no México, colidiu com um comparável Hyundai Accent vendido nos Estados Unidos. Os modelos são os sedãs mais baratos oferecidos pelo fabricante e que os consumidores podem comprar em seus respectivos países.

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O Hyundai Accent, produzido no México para o mercado dos EUA, é oferecido com seis airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC) como equipamento padrão.

Já o modelo i10, produzido na Índia para o mercado mexicano e outros países da América Latina e do Caribe, é apresentado com apenas dois airbags e sem ESC.

Veja os resultados do NCAP que avaliou dois veículos semelhantes
Foi analisado um carro do EUA e México (Foto: Divulgação)

O que o teste comprovou

De acordo com os dados obtidos pelo Global NCAP, a proteção oferecida pelo Accent a seu motorista durante o teste de colisão foi boa e o modelo mostrou estrutura estável.

No entanto, o Grand i10 apresentou uma estrutura instável e uma proteção pobre ao motorista, com uma alta probabilidade de ferimentos que ameaçam a vida.  Assim, o Hyundai vendido no México teria alcançado uma classificação de zero estrela nos testes do Latin NCAP.

Após a comprovação da diferença em termos de padrão de segurança que as marcas oferecem de acordo com o país, David Ward, Presidente da Towards Zero Foundation e do Global NCAP, disse:

“É muito decepcionante ver uma lacuna tão grande na segurança dos veículos entre o México e os Estados Unidos. Uma das principais razões tem sido o “lobby” incessante da Associação Mexicana da Indústria Automotiva para atrasar a implementação dos padrões mínimos de segurança veicular da ONU.

Isto aconteceu primeiro para testes de colisão frontal, colisão lateral e para controle eletrônico de estabilidade e agora novamente para proteção de pedestres.”

Ela ainda afirmou que o duplo padrão em segurança veicular é, muitas vezes, uma moeda de troca para as associações da indústria automotiva.

“Por causa disso, a Reunião de Alto Nível da ONU em Nova York esta semana deve enviar uma mensagem clara para a indústria automotiva para parar com suas táticas dilatórias e implementar os padrões de segurança veicular mais importantes em todo o mundo.” finalizou o especialista.

Veja os resultados do NCAP que avaliou dois veículos semelhantes
Resultados do ACAP (Foto: Divulgação) – carros Hyundai

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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