Navio da BYD chega ao Brasil pela 1º vez; confira detalhes
Navio da BYD chega ao Brasil pela 1º vez. Veja quantos veículos e quais foram os modelos que chegaram diretamente da China.
Em uma marca histórica para a mobilidade sustentável no país, o Explorer Nº.1, o navio da BYD chega ao Brasil pela 1º vez nesta segunda-feira (27/05) no Porto de Suape (PE).
Navio da BYD chega ao Brasil pela 1º vez
Entregue em janeiro no porto de Yantai, na província de Shandong, na China, o EXPLORER NO.1 é um gigante. Com 199,9 metros de comprimento, tem capacidade para transportar até 7 mil veículos e uma tripulação de 23 profissionais, a maioria de búlgaros.
Essa foi a segunda viagem do navio, que levou 27 dias da China até o Porto de Suape e logo depois de desembarcar deve voltar à China. É também a maior movimentação de carros da história do porto em um único desembarque.
“Nós acreditamos que é possível manter a sustentabilidade e a tecnologia em todas as nossas soluções de mobilidade verde e estamos cada vez mais comprometidos em contribuir para fortalecer a logística internacional ecológica e inteligente. E o Brasil é, sem dúvidas, uma de nossas maiores apostas, em todos os sentidos”, diz Tyler Li, presidente da BYD do Brasil.
Quais carros vieram no navio da BYD?
Foram transportados 5.459 veículos elétricos e híbridos para distribuição no mercado nacional.
Entre os veículos estão os atuais vendidos no país e o BYD King, próximo lançamento da marca no Brasil. Trata-se de um sedan médio híbrido que deve concorrer com o Toyota Corolla Hybrid.
Além dele, a nova picape híbrida BYD Shark e os tradicionais BYD Dolphin, BYD Song Plus, além do sucesso Dolphin Mini, que pode ser o veículo elétrico mais vendido do Brasil em 2024.
Para se ter uma ideia da força da marca no país, em abril, a BYD se tornou a nona montadora a emplacar mais carros no país, no ranking geral entre todas as marcas de acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Segundo Alexandre Baldy, conselheiro especial da BYD, “o Brasil hoje é o maior mercado para a BYD fora da Ásia. Por isso, a construção da nossa fábrica em Camaçari está em ritmo acelerado.
No fim deste ano, começaremos a montar os carros na Bahia e a partir do ano que vem, a BYD vai produzir os carros mais eficientes e tecnológicos em solo nacional.
O país, que tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, tem todo potencial para se tornar um exemplo de eletrificação da frota e o nosso crescimento nas vendas mostra que o brasileiro está cada dia mais preocupado com uma mobilidade verde e sustentável.”
Leia também:
BYD não para – marca inaugura sua 100[ concessionária no Brasil.
Líder de mercado na China
A BYD é líder absoluta de vendas na China, superando até mesmo os modelos à combustão. De acordo com a marca, em abril, o crescimento foi de 49% em comparação ao mesmo período de 2023.
Entre 2020 a 2023, o aumento das vendas na China foi de 626,4%, subindo de 416.337 unidades para 3.024.417 de carros de passeio.
Além disso, em 2023, a BYD foi responsável por exportar 242.765 veículos, número que permitiu um crescimento anual de 334,2%.
Em vendas totais, foram 3,02 milhões de unidades, colocando no topo do ranking das marcas que comercializam carros elétricos/ híbridos.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.