Navegador brasileiro explica como é ser o guia dos pilotos no Rali Dakar 2018

No último sábado (06) foi dada a largada em Lima, no Peru, para o Rali Dakar 2018. Uma das provas mais exigentes do mundo, a competição percorrerá mais de oito mil quilômetros até o dia 20/01, quando os competidores chegarão em Córdoba, na Argentina.

Com 20 anos de experiência nessa modalidade de competição, Marcelo Haseyama se prepara para disputar seu primeiro rali Dakar como navegador na categoria SxS. Embora já tenha participado em diversos anos no rali dos Sertões, ele afirma que são competições completamente diferentes.

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Marcelo Haseyama |Foto: Divulgação

A começar pela organização da prova, que tem diversas exigências, tanto administrativas, como de segurança, que incluem até ficha médica dos participantes. E tudo é checado e carimbado inúmeras vezes. O carro fica “lacrado” sob regime de parque fechado depois de passar por todas as aprovações.

Tarefa complicada

Segundo o brasileiro, sua rotina não é a das mais simples, mas ele está confiante em obter um bom resultado. Sua missão é guiar o piloto José Jorge Sawaya, pelas trilhas da competição. Este, por sua vez, ouve as instruções e se concentra em conduzir o veículo o mais rápido possível.

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“O carro tem um sistema duplo de navegação por GPS, um hodômetro, que acumula a parte total e a parcial. O GPS indica os pontos de passagem, e além disso tem o hodômetro mecânico, que mede a quilometragem total e parcial e um sistema de comunicação por voz com a organização da prova, caso a gente tenha algum problema”, conta o navegador da equipe Xtreme Plus Polaris.

 

Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

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