Não paguei o licenciamento 2024, o que acontece a partir da virada do ano?
Você já se perguntou sobre o que vai acontecer com quem não pagou o licenciamento 2024? Bem, o que dá para antecipar é que as penalidades são rígidas, mas ainda há solução.
Você já se perguntou sobre o que vai acontecer com quem não pagou o licenciamento 2024? Bem, o que dá para antecipar é que as penalidades são rígidas, mas ainda há solução.
De forma mais clara, o licenciamento do automóvel, popularmente conhecido como CRLV, é um documento essencial para a circulação dos veículos, e por isso é tão importante se manter em dia com ele.
Acompanhe o Garagem360 e veja todos os detalhes!
Não paguei o licenciamento 2024, e agora?
Assim como mencionado anteriormente, estar em dia com o licenciamento 2024 é essencial para que o veículo esteja apto para circular.
Ou seja, uma vez que o documento está pendente, é preciso se regularizar imediatamente para evitar problemas maiores.
Em detalhes, as penalidades por cicular com o licenciamento 2024 vencido incluem:
-
Multa: conduzir um veículo sem o licenciamento atualizado é uma infração gravíssima, conforme descrito no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa para essa infração é de R$ 293,47 e adiciona 7 pontos na carteira de habilitação.
-
Apreensão do veículo: durante uma abordagem, caso o licenciamento esteja atrasado, o veículo será imediatamente retido e levado ao pátio. Para recuperá-lo, será necessário regularizar o pagamento de todas as pendências, como IPVA, multas, taxas de licenciamento e os custos de estadia no pátio.
-
Documento bloqueado: o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) não será emitido enquanto houver pendências financeiras, impossibilitando o uso legal do veículo em vias públicas.
Além disso, caso o veículo seja colocado à venda, a ausência do licenciamento em dia pode ser um impedimento para a conclusão do processo de transferência de propriedade.
Confira também: IPVA, licenciamento e até mesmo crenças: veja motivos que motoristas têm para escolher o final da placa do veículo
Como resolver a situação do licenciamento atrasado?
-
Regularize os débitos pendentes: antes de pagar o licenciamento, verifique se há multas ou IPVA em aberto. Todos esses valores precisam ser quitados previamente.
-
Efetue o pagamento do licenciamento: utilize o número do RENAVAM do veículo para realizar o pagamento. Ele pode ser feito via internet banking, aplicativo, ou caixas eletrônicos dos bancos conveniados.
-
Baixe o CRLV-e: após a quitação, acesse o site ou os aplicativos do Detran ou Carteira Digital de Trânsito (CDT) para baixar ou imprimir o documento atualizado.
Aproveite para conferir:
↓Essa informação foi útil para você? Comente abaixo e deixe a sua opinião!↓