Não é SUV coisa nenhuma: Inmetro muda classificação do Volkswagen Tera

O Inmetro avalia as definições de SUV no mercado brasileiro, e conceitos como o Volkswagen Tera levantam discussões sobre o que realmente define um utilitário esportivo.

O Volkswagen Tera é um hatch, pelo menos de acordo com o Inmetro. Apesar de ser amplamente comercializado e percebido pelo público como um autêntico SUV, a verdade é que nem todas as suas configurações atendem aos rigorosos critérios técnicos estabelecidos pelo órgão regulador.

Essa mudança de percepção, embora não afete diretamente o desempenho ou as qualidades do veículo, levanta questões importantes sobre o que realmente define um SUV no mercado brasileiro e como a comunicação das montadoras se alinha com as especificações técnicas.


Quais os critérios do Inmetro para SUVs que excluíram o VW Tera?

Para que um veículo seja oficialmente classificado como Utilitário Esportivo (SUV) pelo Inmetro, ele precisa atender a uma série de requisitos específicos relacionados à sua geometria. Esses critérios são:

  • Altura Livre do Solo:

    • Entre os eixos: mínimo de 200 mm (com tolerância de -20 mm).

    • Nos eixos dianteiro e traseiro: mínimo de 180 mm (com tolerância de -20 mm).

  • Ângulo de Ataque: mínimo de 23 graus (com tolerância de -1 grau).

  • Ângulo de Saída: mínimo de 20 graus (com tolerância de -1 grau).

  • Ângulo de Transposição de Rampa: mínimo de 10 graus (com tolerância de -1 grau).

VW Tera MPI não é classificado como SUv pelo Inmetro - Foto: Divulgação
VW Tera MPI não é classificado como SUv pelo Inmetro – Foto: Divulgação

 

Além disso, o veículo deve ter carroceria fechada e ser destinado ao transporte de passageiros. O Inmetro também faz uma distinção entre SUVs compactos (com área menor que 8 m²) e grandes (maior que 8 m²).


O Caso do Tera e a Versão MPI

Recentemente, as discussões se intensificaram em torno da versão Tera MPI, que, segundo relatos e análises, não atingiria o vão livre mínimo exigido pelo Inmetro. Essa versão, que utiliza o conjunto de rodas de 15 polegadas do Polo Track, resultaria em uma altura livre do solo de aproximadamente 160 mm, ficando abaixo do mínimo de 180 mm sob os eixos.

VW Tera - Foto: Divulgação
VW Tera – Foto: Divulgação

Essa particularidade faz com que, sob a ótica do Inmetro, o Tera MPI deixe de ser um “SUV puro” em sua classificação oficial, diferentemente das versões TSI (Comfortline e Highline), que possuem suspensão mais elevada e cumprem os requisitos.

A decisão da Volkswagen de manter a suspensão mais baixa na versão MPI foi motivada pela busca por um preço inicial mais competitivo.

Essa situação não é exclusiva do Tera. Outros veículos popularmente conhecidos como SUVs, como o Volkswagen Nivus, o Honda HR-V, o Toyota Corolla Cross e até mesmo o Chevrolet Equinox e o Ford Territory, já figuraram em listas do Inmetro fora da classificação de “Utilitário Esportivo” em algumas de suas configurações ou tabelas específicas.

Até mesmo hatches compactos como Renault Kwid e Citroën C3 (em algumas versões) foram, em dado momento, listados como “SUVs” pelo órgão, gerando grande controvérsia.

Qual a sua opinião sobre a classificação de veículos como SUVs? Você acha que os critérios do Inmetro são claros o suficiente? Deixe seu comentário e participe do debate!

Leia também: VW Tera tem o que é preciso para substituir Gol e Fusca?

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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