Não é só manual e automática: conheça os 5 tipos de transmissão de carros
Saiba quais são os 5 tipos de transmissão de carros, veja como funciona cada uma delas e surpreenda-se com detalhes que você provavelmente não sabia; confira!
Você sabe quais são os 5 tipos de transmissão de carros? Bem, apesar de muita gente achar que todos os modelos estão resumidos em manual e automática, na verdade, não é bem assim.
Todas essas transmissões fazem parte da constante evolução do mercado automotivo, e a cada novo lançamento, grandes tecnologias e mudanças chegam para os consumidores.
Que tal saber mais sobre isso? Acompanhe o Garagem360 e veja!
Quais são todos os tipos de transmissão de carros?
- Transmissão manual
- Transmissão automatizada
- Transmissão de dupla embreagem
- Transmissão continuamente variável (CVT)
- Transmissão automática convencional
Curioso, né?! Apesar de algumas dessas transmissões parecem “estranhas”, na verdade, é um tanto quanto provável que você já tenha andado em algum carro com alguma delas.
O que acontece é que o tipo de transmissão altera diretamente a forma em que o condutor passa a marcha do automóvel, e é por isso que conhecer cada um deles é tão importante.
Cada pessoa pode se adaptar melhor a um determinado tipo, mas também é preciso entender que cada uma delas conta com necessidades especiais para funcionar corretamente, como o tipo de lubrificante.
Fique ligado: Manutenção de carro automático vs carro com marcha: qual a diferença?
Como funciona a transmissão manual de um carro?
A transmissão manual é aquela mais “tradicional”, onde o condutor precisa passar cada uma das marchas de acordo com a velocidade e o desempenho exigido do carro.
Nesse caso, o melhor tipo de lubrificante são aqueles de grau de viscosidade SAW, apesar da forte tendência nos de baixa viscosidade para todos os sistemas.
Como funciona a transmissão automatizada?
A transmissão automatizada, basicamente, conta com um tempo entre as marchas. Ou seja, o carro pode “rodar” para trás se o condutor não usar o freio em conjunto. Nesse caso, pode-se dizer que ainda é preciso do manuseio do motorista responsável.
De qualquer forma, o melhor tipo de lubrificante para esse tipo de transmissão pode variar de acordo com as especificações de cada fabricante quanto ao modelo.
O que é a transmissão de dupla embreagem?
Essa transmissão oferece uma troca de marchas de forma mais rápida e eficiente, útil, inclusive, para a economia de combustível. O tipo de lubificante recomendado é da embreagem úmida que resista à oxidação, assim como altas temperaturas.
O que é a transmissão CVT?
Esse tipo de transmissão, basicamente, simula uma quantidade infinita de relações da marcha, visto que ele funciona através do sistema de duas polias (com tamanhos diferentes) interligadas por uma correia metálica.
Assim, o próprio sistema hidráulico se torna responsável pela resposta à pressão criada pelas condições em questão. O lubrificante adequado é o Multi CVTF, mas pode variar de acordo com a orientação das montadoras.
Como a transmissão automática funciona?
Ela combina sistemas hidráulicos, eletrônicos e mecânicos a fim de garantir uma troca de marchas mais suave, assim como uma maior eficiência. Esse tipo de transmissão conta com um conversor de torque, e, por isso, requer lubrificantes de alto desempenho.
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