Os veículos elétricos e híbridos estão em destaque no cenário nacional e global. Porém, antes de seguir para esta opção, considere esperar por esse carro híbrido que será lançado em 2024.
Carro híbrido é aposta da Toyota para 2024
A Toyota está preparando o lançamento do novo Yaris Cross para o Brasil a partir de 2024.
Segundo o presidente da montadora no país, Rafael Chang, o SUV começará a ser produzido por aqui em dezembro do próximo ano na fábrica da Toyota em Sorocaba, no interior de São Paulo.
A confirmação veio através de declaração do mandatário no Congresso AutoData Perspectivas 2024, evento sobre tendências automotivas, realizado em São Paulo na última semana.
Vale lembrar que a chegada do Yaris Cross não garante a permanência do hatch Yaris, que pode ser descontinuado em breve por aqui.
Toyota Yaris Cross
O novo SUV da Toyota terá versões híbrida flex, assim como configurações a combustão.
O modelo faz parte da estratégia da marca japonesa em aumentar cerca de 12% a participação no mercado latino americano.
Em termos de posicionamento, o Yaris Cross ficará abaixo do Corolla Cross, décimo SUV mais vendido do país em 2023.
A chegada do modelo impactará o segmento de SUVs, já que a ideia é concorrer principalmente com Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross e Nissan Kicks.
O Yaris Cross será uma das apostas da Toyota a partir do investimento de 1,7 bilhão que fez recentemente na sua fábrica em Sorocaba-SP.
Atualmente, a unidade fabril produz modelos como: Corolla Cross, Etios e o hatch Yaris, que poderá ser encerrado em breve.
Características
Sua produção será baseada na plataforma DNGA que nasce a partir da estrutura mais tradicional da montadora, a TNGA, utilizada por exemplo, no Corolla.
O Toyota Yaris Cross deverá medir 4,31 metros de comprimento, 1,62 m de altura e 1,77 m de largura, além de 2,62 m de distância entre-eixos.
Caso siga os padrões adotados pela linha na Indonésia, o modelo deve contar com porta-malas de 397 litros de capacidade.
Motorização
Levando em conta o Yaris Cross asiático, o SUV possui motor 1.5 híbrido que gera 106cv de potência, além de 14 kgfm de torque e uma transmissão CVT.
No entanto, isso não significa que essas serão as especificações adotadas para a versão brasileira a partir de 2024.