Não basta trocar: veja os cuidados necessários após a substituição dos discos de freio
Ao trocar os discos de freio é preciso adotar alguns cuidados, caso não queira mais problemas no veículo. Confira o que não fazer!
Em algumas ocasiões em que o freio do carro não está bom, o recomendado é trocar os discos de freio, porém, não é só substituir a peça e dirigir de qualquer jeito na sequência.
Veja os cuidados necessários mesmo após a troca do item.
Cuidados necessários com os discos de freio
Se você dirige há algum tempo já deve ter ouvido falar em troca dos discos de freio e os cuidados necessários neste tipo de procedimento.
Mais do que as recomendações pré-troca do item, existem também, algumas observações que podem ser cruciais para o bom duramento destes elementos que não são dos mais baratos.
O primeiro aspecto a ser levado em conta após a troca dos discos de freio é o modo de dirigir o veículo, já que não se sugere realizar frenagens de forma agressivas propositalmente, mesmo com o item novo. Entenda porquê.
Comprometimento de peças
A ideia de comprometer peças do veículo em uma ‘’simples’’ ação de teste com novos itens não parece fazer muito sentido, mas é exatamente o que pode acontecer com um carro, caso não seja conduzido de maneira recomendável.
Tais danos podem ocorrer pelo fato do sistema de freio de um veículo envolver vários componentes interligados.
Dessa forma, ao submeter o disco de freio a condições agressivas de manobras, o condutor pode também causar danos às pastilhas e discos, por exemplo.
Não se pode usar os freios dos veículos ao bel-prazer já que os discos de freios precisam ser ‘’assentados’’ após serem trocados.
É preciso atuar com frenagens moderadas para não gerar superaquecimento e consequentemente deixar a coloração azulada no disco, o que pode ocasionar empenamentos, ruídos e vibrações.
Para que serve o disco de freio?
O disco de freio gera atrito para diminuição da velocidade e parada do automóvel.
Assim, este item é um dos principais responsáveis pela segurança na condução automotiva.
Função do disco de freio
De acordo com a fabricante de discos de freio Freemax, esta peça atua conjuntamente com as pastilhas e tem a função de tolerar elevadas temperaturas, gerando atrito para diminuição e parada do veículo.
O disco de freio é uma peça essencial no veículo e atua em alta temperatura, principalmente quando muito exigido.
Assim, o atrito com a pastilha de freio faz diminuir a velocidade e frear o veículo por completo.
Confira também: 6 cuidados essenciais para ter com a sua moto nas férias
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.