Nada de Jeep Compass ou VW T-Cross, este é o SUV que o brasileiro prefere; veja motivos
O VW T-Cross é o SUV mais vendido do País em 2023, deixando o VW T-Cross para trás. Mas nenhum deles é o SUV que o brasileiro prefere.
Com 40.587 unidades emplacadas até o final do mês de julho, o VW T-Cross figura como o SUV mais vendido do País neste ano, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Mas esse não é o utilitário esportivo que o brasileiro prefere. Entenda.
Conheça os motivos para um outro modelo ser o SUV que o brasileiro prefere
Com um crescimento de 11,5% nas unidades emplacadas nos sete primeiros meses de 2023, em relação ao mesmo período do ano passado, o VW T-Cross consolidou-se na liderança do segmento de SUVs, no Brasil, abrindo vantagem sobre o Jeep Compass, que caiu 0,1% e foi ultrapassado pelo Hyundai Creta.
Ranking dos SUVs mais emplacados no acumulado até julho de 2023:
- VW T-Cross – 40.587
- Hyundai Creta – 35.262
- Jeep Compass – 35.056
- Chevrolet Tracker – 34.401
- Jeep Renegade – 27.875
- VW Nivus – 27.375
- Nissan Kicks – 26.814
- Honda HR-V – 25.525
- Fiat Pulse – 25.438
- Toyota Corolla Cross – 25.133
O ranking da Fenabrave é compostos pela soma das vendas diretas – negociações que representam as vendas das montadoras para frotistas, locadoras de veículos e outros CNPJs – e por vendas no varejo.
E são as vendas no varejo que refletem qual é, verdadeiramente, o SUV que o brasileiro prefere.
Modelos como o Jeep Compass (70,3%), o Jeep Renegade (68,5%) e o VW T-Cross (49,7%) têm alto volume concentrado nas vendas diretas. Enquanto isso, o Hyundai Creta vende apenas 8,7% para CNPJs. Por isso, o modelo da marca sul-coreana está no topo da lista dos SUV preferidos por pessoas físicas.
Ranking de vendas no varejo coloca Hyundai Creta como o SUV que o brasileiro prefere
Descontando as vendas para frotistas, locadoras de veículos e outros CNPJs, o ranking da Fenabrave (emplacamentos acumulados no ano até o mês de julho) fica assim:
- Hyundai Creta – 32.204
- Honda HR-V – 23.270
- Chevrolet Tracker – 21.130
- Toyota Corolla Cross – 21.130
- VW T-Cross – 20.401
- Fiat Pulse – 18.540
- Fiat Fastback – 17.712
- VW Nivus – 17.202
- Nissan Kicks – 17.180
- Jeep Compass – 10.413
E por que o Hyundai Creta é o SUV que o brasileiro prefere?
A relação boa relação custo-benefício é certamente o principal motivo que leva o brasileiro a preferir o Hyundai Creta entre os SUVs disponíveis no mercado. O modelo é um dos mais baratos no segmento: os preços partem de R$ 112.690.
Esse valor é menor do que dos principais concorrentes: o Jeep Compass sai por no mínimo R$ 176.790, enquanto o VW T-Cross custa a partir de R$ 116.550.
No quesito preço, o Fiat Pulse é o modelo mais barato do mercado (R$ 100.990), mas o Hyundai Creta tem muito mais a oferecer do que os 11% de diferença entre os preços.
Design é uma característica cujas preferências certamente dependem de gostos pessoais. Mas é inegável que o Creta aparece como um dos mais imponentes SUVs do mercado nacional, custando quase R$ 50 mil a menos do que o Toyota Corolla Cross (R$ 158.290).
Enquanto isso, o VW T-Cross pode ser visto como um SUV com aparência de um “hatchback espichado” e o Compass apresenta o visual tradicional da marca Jeep – isso em si não é demérito, porém não transmite uma ideia de modernidade almejada por muitos.
No mais, o Hyundai Creta não deve nada a ninguém quando se fala de tecnologia, conforto e conveniência.
O espaço interno é generoso e o acabamento foi feito com materiais de boa qualidade.
O Creta é equipado com o eficiente motor Kappa 1.0 TGDI três cilindros que entrega até 120 cv de potência e 17,5 kgf.m de torque, que trabalha em conjunto com uma transmissão automática de seis velocidades. O SUV atinge a velocidade máxima de 180 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos.
Abastecido com gasolina, o consumo médio é de 11,6 km/l na cidade e 12 km/l na estrada.
Desde a versão mais básica, os itens de série incluem faróis de neblina dianteiros, vidros elétricos dianteiros e traseiros com a função one touch, travamento automático das portas e sensor para acendimento automático dos faróis.
Quanto aos itens de segurança, os destaques ficam por conta dos seis airbags, Controle de tração (TCS), Assistente de partida em rampa (HAC), Controle de estabilidade (ESP), Assistente de partida em rampa (HAC), sistema de frenagem autônomo, farol alto adaptativo e detector de fadiga. Além disso, há luzes diurnas (DLR), limitador de velocidade, ajuste de altura e profundidade do volante, entre outros itens.
O modelo conta com um painel de instrumentos digital de 7 polegadas, que traz todas as informações necessárias. Nas versões superiores, vem com central multimídia com tela sensível ao toque de 10,25 polegadas, com conectividade sem fio com dispositivos móveis.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.