Nada de fumaça ou barulho

Escapamento precisa de manutenção constante, e problemas no sistema podem render multa de R$ 127,69

Ele fica ali, escondido debaixo do carro, tão fora de vista que muitos motoristas acabam esquecendo que o escapamento é uma peça importante do carro e também precisa de manutenção. Os reparos preventivos custam pouco e podem poupar muito mais do que alguns reais.

Escapamento com problemas pode causar mais poluição | Foto: Simone Ramella/Flickr
Escapamento com problemas pode causar mais poluição | Foto: Simone Ramella/Flickr

A função do escapamento é transportar o ar utilizado na combustão do motor para fora do veículo. Além disso, o sistema trabalha na filtragem dos gases que serão eliminados, evitando que eles gerem poluição excessiva.

“Costumamos falar que se o motor do carro é o coração, o escapamento é pulmão. Sem ele, os motoristas seriam afetados pelos gases tóxicos liberados pelo propulsor”, explica Valdecir Rebelatto, gerente de engenharia e qualidade da Mastra, empresa fabricante de escapamentos e catalisadores.

Assim como um pulmão humano, o sistema de exaustão pode conter irregularidades que só são encontradas após uma detalhada verificação. O ideal, segundo Rebelatto, é realizar a checagem ao menos uma vez a cada seis meses. “Fazer a manutenção anualmente é um dos erros mais comuns, pois muitos problemas já podem estar em estado avançado nesta altura”, relata.

A aposentada Maria Clara Paes, de 62 anos, afirma que já sofreu pela falta de atenção com as peças que ficam na parte inferior do carro. “Em 2002, eu tinha um Ford Mondeo e, após alguns anos de uso, o escapamento começou a dar problemas. Em certa ocasião algumas peças até caíram na rua”, lembra ela.

Motorista do Guarujá, no litoral de São Paulo, ela ressalta que a situação foi desesperadora e que a primeira coisa que fez foi ir até a oficina para realizar os devidos reparos. “Quando cheguei lá até fiquei surpresa com a reação do mecânico. Ele me deu uma bronca, mas eu não sabia que o escapamento precisava de tanta manutenção”, conta.

Nas inspeções semestrais o mecânico tem de checar as condições de todos os componentes dos sistema de escapamento: borrachas, abraçadeiras, silenciador, coletor e catalisador. Ele também precisa conferir o estado dos coxins (peça emborrachada que serve para absorver as vibrações do exaustor). “É um componente barato, que custa entre R$ 5 e R$ 10, e pode fazer a diferença entre ter que comprar um escapamento novo, ou não”, afirma Rebelatto. No caso de Maria Clara, esta simples troca teria resolvido.

É importante salientar que qualquer peça danificada pode comprometer o bom funcionamento do automóvel e, consequentemente, aumentar o consumo de combustível. Outro ponto importante a ser observado é que se o silenciador estiver furado ou quebrado, o motorista pode ser parado e autuado por conta do barulho e/ou da fumaça emitida. Nestes casos, a infração é considerada grave – gera cinco pontos na carteira de motorista e multa de R$ 127,69.

Rodagens curtas são problema

“Muita gente não sabe, mas ao realizar curtas viagens, com menos de 10 quilômetros e deixar o veículo parado por horas, a água acumulada no sistema de exaustão não consegue ser evaporada a tempo e isso pode se tornar uma dor de cabeça”, diz Rebelatto. Segundo ele, o acúmulo do líquido condensado na peça aceleração a corrosão da mesma e isso pode fazer com que o condutor tenha que trocar o escapamento antes do programado.

 

Rodrigo LoureiroRodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.
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