Nada de eletrificados: este pode ser o futuro dos carros brasileiros
O futuro dos carros é a eletrificação, certo? Na verdade, essa não é a única aposta para os próximos anos. Confira.
O futuro dos carros é a eletrificação, já que essa demanda tem sido cada vez maior, inclusive no Brasil, certo? Na verdade, essa não é a única aposta para os próximos anos. Confira.
Energia limpa: futuro dos carros?
A plataforma de energia renovável CGN Brasil assegurou que pretende investir em hidrogênio verde como nova forma de energia limpa no país.
A iniciativa impactaria, entre outros setores, o segmento automotivo já que o hidrogênio serve como insumo para a produção de combustível, entre eles o automotivo.
Nesse sentido, algumas montadoras. como é o caso da Toyota, vêm se movimentando de encontro à produção de veículos movidos a hidrogênio.
Além disso, a matéria-prima também pode ser responsável por contribuição importante no processo de fornecimento de energia limpa.
Neste último benefício, a importância do elemento se dá através da colaboração que o hidrogênio pode ter no processo de ”despoluição” causado pelos insumos tradicionais do setor automotivo.
De acordo com a CGN Brasil, até 2030 a expectativa é de que o Brasil alcance uma produção nacional em larga escala de hidrogênio verde.
Hidrogênio verde
Na última terça-feira, a CGN Brasil, por meio de seu CEO Yao Zhigang, formalizou o interesse junto ao governo da Bahia de passar a investir em hidrogênio verde no estado.
O projeto faz parte da iniciativa da empresa de promover o aumento da produção de energia limpa e sustentável na região.
Dessa forma, o próximo passo seria a construção de uma planta de produção de hidrogênio verde por meio da CGN como forma de avançar no projeto de energia renovável.
A CGN e os interessados no tema que cerca os próximos rumos energéticos do país esperam a formalização do acordo entre a multinacional e o Governo do Estado até o próximo dia 30.
Insumos do combustível
Atualmente, o setor automotivo passa por grandes discussões sobre o futuro dos insumos do combustível para veículos.
O aquecimento global e o cuidado cada vez maior por parte dos representantes desse e de outros setores com a causa ambiental, faz com que matérias-primas antes intocáveis passem a ser revistos.
É aí que as novas tecnologias e os meios de energias limpas passam a ser soluções propostas para um futuro eletrificado e/ou mais sustentável.
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.