Quando se fala em carro eletrificado no Brasil, logo vem à cabeça marcas chinesas como BYD e GWM. No entanto, ainda que as montadoras asiáticas estejam extremamente em alta, a líder desse segmento é uma marca tradicional no país. Veja.
Carro eletrificado: Toyota lidera
Recentemente o mercado de carros elétricos no Brasil ganhou novos e importantes participantes, como é o caso das montadoras chinesas.
BYD (Build Your Dreams) e GWM (Great Wall Motors) são os principais representantes da nova onda que faz barulho no mercado nacional.
VEJA TAMBÉM
Porém, as inovações asiáticas, apesar de bem recebidas, não conseguiram superar a montadora mais tradicional do país quando o assunto são carros eletrificados, a Toyota.
Liderança de janeiro a agosto
De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a marca japonesa foi a líder no mercado da Eletromobilidade no Brasil entre janeiro e agosto de 2023, com seus modelos híbridos não plug-in.
Graças aos bons desempenhos de vendas de modelos como Corolla, Corolla Cross e Altis, a montadora japonesa obteve 25,6% de participação no mercado de veículos leves eletrificados no período somente com os dois modelos mais vendidos.
Corolla Cross e Corolla foram os líderes da categoria com 7.636 e 4.881 unidades emplacadas, respectivamente. Confira o top 5:
- Toyota Corolla Cross: 7.636
- Toyota Corolla: 4.881
- Caoa Chery Tiggo 5x: 3.251
- Caoa Chery Tiggo 7: 1.689
- GWM Haval H6: 1.564
Volvo domina BEVs e PHEVs
Entre os veículos elétricos a bateria (BEVs), a Volvo foi a montadora com maior sucesso de vendas entre janeiro e agosto deste ano.
Durante o período, foram comercializadas 1.071 unidades do XC40, líder geral entre os modelos da categoria.
Completando o pódio, aparecem dois modelos da BYD, o Yuan Plus, com 635 emplacamentos e o recém-lançado Dolphin, com 468 unidades vendidas.
A Volvo também possui o protagonismo entre os veículos híbridos plug-in (PHEV).
Até agosto de 2023, foram comercializadas 3.014 unidades do XC60, líder geral entre os modelos da categoria.
Completando o pódio, aparecem GWM Haval H6, com 3 mil emplacamentos e Caoa Chery Tiggo 8, com 2.855 unidades comercializadas.