Nacionalização da CNH agora é feita em 48 horas

Nacionalização da CNH: entenda como funciona o processo e quais foram as mudanças implementadas para agilizar o processo

Em um passado não muito distante, a nacionalização da CNH era um processo burocrático e bastante lento. Agora, a nova estrutura permite concluir essa etapa em até 48 horas. Logo abaixo, o Garagem360 conta todos os detalhes. 

Qual é o processo para nacionalizar a CNH? 

A autorização para obter o direito de dirigir em terras tupiniquins, agora, é concluída em 48 horas. Até novembro de 2023, o processo demorava cerca de dois meses. Isso quando não tinha nenhuma irregularidade. 

Leia também:

Por que o período de nacionalização da CNH foi encurtado?

Diversas razões explicam essa mudança. Primeiro, a construção da Central Estadual de Condutores, que pertence a nova estrutura de atendimento ao cidadão do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). 

Com essa implementação, foram disponibilizadas quase cem pessoas para avaliar demandas de habilitação. 

Desenvolvimento do aplicativo também melhorou o processo

Outra implementação interessante, segundo o Detran-SP, foi a criação de um aplicativo. 

A Diretoria de Atendimento ao Cidadão desenvolveu uma tecnologia que permite consultar, de maneira interna, as normas de cada um dos mais de 80 países signatários da Convenção de Viena sobre o Trânsito..

Dessa forma, os colaboradores podem atuar de maneira mais assertiva quando recebem uma nova demanda. 

Como funciona o processo de análise da CNH? 

O colaborador do posto é responsável por escanear a documentação e compartilhar todos os dados com o Detran-SP. Esse processo é conduzido por meio do Serviço Eletrônico de Informações (SEI), plataforma online governamental.

Posteriormente, a demanda é transferida para a equipe especializada da autarquia, que fica responsável por analisar cada caso com celeridade. 

Em outras palavras, a Central Estadual de Condutores obtém o documento na mesma hora que ele é enviado ao SEI. Então, ela analisa a documentação e, com tudo em dia, faz o cadastro da habilitação estrangeira. 

“Nosso papel, enquanto serviço público, é contribuir para a melhoria da qualidade de vida do cidadão. Diminuir os gargalos da burocracia e promover eficiência na prestação do serviço. Ao elencar pessoas especializadas, alinhar processos e somar isso à transformação digital, obteremos resultados positivos para todos”, explica Lucas Papais, diretor de Atendimento ao Cidadão do Detran-SP, órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD).

Como nacionalizar a CNH? 

Para nacionalizar a carteira de outro país é preciso ir até o Poupatempo. Isso porque, a apresentação do documento original e da tradução juramentada é obrigatória. 

Uma vez que você já sabe como funciona o processo de nacionalização, comente conosco o que achou das novidades. Você já precisou usar esse tipo de serviço? Compartilhe! 

O Garagem360 continua acompanhando as últimas notícias automotivas. Por isso, continue conosco para não perder nenhum detalhe. 

Leia também: Detran faz mudanças no exame prático da CNH: veja o que muda

Escrito por

Matheus Azevedo

wpDiscuz
Sair da versão mobile